Alfred, Ruth e seus filhos Bernd e Vera deixaram a cidade de Wetzlar, no estado de Hessen, na Alemanha, em 5 de janeiro de 1953. Dezoito dias após sua partida, aportaram em Santos. Inicialmente estabeleceram residência na cidade de Curitiba, mudando-se, posteriormente, para São Paulo. Alfred sempre teve um espírito empreendedor, sendo proprietário de empresa do ramo metalúrgico e madeireiro.
A família mudou-se novamente para o Paraná, onde construiu a Fazenda Montana, na divisa com o estado de São Paulo. Neste período, nasceram os netos Freddy e Thomaz. Em 1975 as terras pertencentes à família Nagel foram desapropriadas para se transformarem em Parque Estadual. Com isto, Alfred transferiu sua empresa para a cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Contudo, ele almejava estar próximo de pessoas com descendência alemã, o que não era possível em Piraquara. Após visitar vários municípios, ele decidiu migrar para Guabiruba, onde estabeleceu a empresa de brinquedos e móveis de madeira Cometa. A empresa seria vendida em 1989.
Com o passar dos anos, os membros da família, que emigrou da Alemanha, faleceram. Hoje, representam os Nagel, os professores Thomaz e Freddy Nagel, com suas esposas Diana e Eliane, e os filhos Angelis e Heloá, Ane e Andres.
O ganso assado é uma tradição no Natal da Alemanha e a família Nagel manteve-a viva, mesmo estando distante de sua terra natal. Este prato faz parte do cardápio da nação germânica em comemoração ao dia de São Martinho. Conta-se que o santo, que não queria ser bispo, se escondeu entre os gansos, no ano de 371, quando foram procurá-lo e as aves delataram o seu esconderijo com seu alarido.
O professor Freddy afirma que “coisas boas podem demorar. O ganso precisa de tempo para ficar crocante, mas os convidados ficarão satisfeitos com esta delícia.
Ingredientes
1 Ganso (4,5 – 5,0 kg)
Sal
Pimenta
1 colher de chá de manjericão
1 colher de chá de artemísia
2 batatas
3 maçãs
Legumes
2 cebolas
Chantilly a gosto
Palitos de dente
Barbante
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 200°. Tempere o ganso por dentro com sal, pimenta, artemísia e o manjericão. Corte as batatas ao meio e junte-as ao ganso com as maçãs (as batatas sugam a gordura e não são adequadas para o consumo). Feche o ganso com o barbante e tempere com sal e pimenta.
- Coloque o ganso assadeira com o peito virado para baixo e adicione 375 ml de água fervente. Cozinhe no forno por aproximadamente 30 minutos (três quartos da água devem evaporar), vire o ganso, reduza o fogo para 180 ° e o ganso e asse por mais duas horas.
- Lave e corte os legumes, descasque e corte a cebola em oito partes. Coloque os legumes e a cebola junto ao ganso (deve ter muita gordura do ganso na assadeira, retire-a antes) e continue fritando por cerca de uma hora, regando o ganso com a gordura. Retire o ganso do forno.
- Misture 150 ml de água fria com 1 colher de chá de sal, pincele o ganso com a água e asse por 5 a 10 minutos (isso deixará a pele crocante). Unte o assado com cerca de 1/4 l de água e passe por uma peneira com os legumes. Acrescente maisena ao molho. Destrinche o ganso e sirva com o molho, batatas, macarrão, aspargos e repolho roxo.