A Fundação Cultural de Guabiruba realiza a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento acontece no dia 04 de setembro, no Auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Brusque, das 17h às 21h30. Estão convidados os trabalhadores do setor criativo, agentes culturais e cidadãos.

Os quatro municípios da que fazem parte da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), Guabiruba, Botuverá, Brusque e Gaspar se uniram para realizar um importante debate com a sociedade sobre as políticas públicas de cultura com objetivos alinhados à 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). O encontro será realizado em Brasília em dezembro de 2023. Neste momento, cabe à etapa intermunicipal encaminhar proposições e eleger delegados para a fase estadual da CNC. 

- Publicidade i -

A 1ª Conferência Intermunicipal contará com a presença do palestrante Roberto Morauer, ator, diretor, professor e produtor cultural desde 1994. Graduado em Artes e Licenciatura em Teatro, ambos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), também é integrante do Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau e presta assessoria às Políticas Públicas de Cultura. 

“Um dos objetivos que se almeja com a integração dos municípios nesta ação é fortalecer e qualificar o debate, garantindo a ampla participação da sociedade com base no cenário local, compartilhando ideias, conquistas e dificuldades, obtendo assim um diagnóstico regional de desafios a serem alcançados coletivamente”, afirma a superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba Jenifer Schlindwein.

A Fundação Cultural de Guabiruba disponibiliza  o transporte gratuito para 16 pessoas. A saída é na sede da fundação, às 16h45. As inscrições devem ser feitas pelo telefone/WhatsApp 47 3308-3114. 

 

Confira a programação:

17h – Recepção: Credenciamento e Coffee Time.

17h30 – Apresentação Musical do Projeto Bachianos – Fundação Cultural de Brusque/SC

18h – Abertura 

18h – Palestra: Democracia e Direito à Cultura, com Roberto Morauer

19h – Trabalho em Grupos a partir de Eixos Temáticos: 

            Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

            Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e Participação Social

            Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória

            Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

            Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

            Eixo 6: Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

20h – Plenária: Apontamentos de propostas para as políticas municipais de cultura e para a Conferência Estadual de Cultura.

21h – Eleição de delegados e delegadas para a Conferência Estadual de Cultura.

21h30 – Encerramento


Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow