Os laços entre Guabiruba e Alemanha foram sendo construídos desde a imigração alemã na região, mas é a partir da 6ª legislatura, entre 1983 e 1988, que esse estreitamento de culturas e fronteiras começa ganhar maior proporção em Guabiruba, inclusive na Câmara Municipal.

Um marco foi uma sessão solene realizada no dia 5 de agosto de 1988 que homenageou o prefeito Municipal de Karlsdorf-Neuthard, Egon Klefenz. Em uma demonstração de confraternização, foi instituída a “Casa de Baden”, ou seja, a “Badner Haus”, visando preservar a identidade cultural entre as duas cidades co-irmãs: Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard.

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal Manoel Damázio Pereira; prefeito de Guabiruba Guido Antônio Kormann; prefeito de Karlsdorf-Neuthard Egon Klefenz, além do representante do Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha na cidade de Blumenau Herbert Schlindwein e pelo Juiz de Direito da Comarca de Brusque, Carlos Prudêncio.

- Publicidade i -

A vinda do homenageado deu-se em retribuição a visita realizada pela comitiva das cidades de Guabiruba e Brusque durante as comemorações dos 175 anos de emancipação política da cidade de Karlsdorf-Neuthard, representando na ocasião o Governo Municipal de Guabiruba, o empresário Pedro Schmitt, também presente na sessão solene.

Apesar da importância do momento, a instituição da “Badner Haus”, ou Casa de Baden, não saiu do papel. Mas vale destacar que Herbert Schlindwein (in memoriam), muito tempo depois da imigração alemã, manteve os primeiros contatos, através do seu ‘rádio amador’, com o Senhor Manfred Völker da cidade coirmã de Karlsdorf-Neuthard.

Este contato intensificou-se com a criação da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), propiciando o atual intercâmbio de estudantes e, inclusive, recentemente a possibilidade de novos  empreendimentos com o KIT (Instituto de Tecnologia de Karlsruhe), que é uma das maiores e mais prestigiadas instituições de pesquisa e educação da Alemanha e conhecido por sua alta qualidade de trabalhos de investigação em todo o mundo. A ACIC é atualmente presidida por Valdir Riffel e teve como um dos sócios fundadores Pedro Schmitt.

Médico recebe título de cidadão honorário

O médico clínico geral Carlos Moritz foi condecorado com o título de “Cidadão Honorário” através do Decreto Legislativo nº 01, de 21-09-1983. Naquele tempo, as famílias tinham preferência e confiança em um determinado médico, talvez por razões de ordem pessoal ou até por motivos políticos. É claro que tinham poucos médicos e, além disso, eram filhos da comunidade local. Por isso, em reconhecimento ao seu prestativo trabalho familiar foi reconhecido como cidadão honorário. Dr. Carlos Moritz foi prefeito de Brusque de 1956 a 1960.

Outro importante fato deste período é que, por intermédio da Resolução nº 01, de 30 de novembro de 1987, foi instituído o serviço de contabilidade próprio da Câmara Municipal, nos termos da Lei Complementar nº 05, de 26 de novembro de 1975, sendo desmembrada do setor contábil da Prefeitura Municipal.

A Câmara Municipal funcionava nas dependências da atual Prefeitura e o orçamento da Câmara Municipal era vinculado à contabilidade do Poder Executivo. Com a nova resolução, a Câmara passou a ter autonomia no serviço contábil.

6ª LEGISLATURA

Na primeira reunião de Instalação da 6ª Legislatura da Câmara Municipal, realizada no dia 1º de fevereiro de 1983, tomaram posse os sete vereadores eleitos em 15 de novembro de 1982. Na mesma sessão, foram empossados o prefeito Guido Antônio Kormann e seu Vice Valério Luiz Maffezzolli. A partir desta Legislatura, eu passei a ocupar o cargo de assessor jurídico da Câmara e Prefeitura Municipal. Há mais de trinta anos.

Mandato: 01.02.1983 a 31-12-1988.

Composição da Mesa Diretora: Presidente: Henrique Gregório Ebele – Vice-Presidente: Egon Schweigert – 1º Secretário: Antônio Stedile – 2º Secretário: Marcos Habitzreuter. Demais Vereadores: Antônio Dietrich; Manoel Damázio Pereira e Octívio Gums.

* Renovação da Mesa Diretora:

  1. a) Fev/1984 a jan/1985- Presidente: Egon Schweigert – Vice-Presidente: Henrique Gregório Ebele – 1º Secretário: Manoel Damázio Pereira – 2º Secretário: Marcos Habitzreuter.
  2. b) Fev/1985 a jan/1986- Presidente: Antônio Stedile – Vice-Presidente: Marcos Habitzreuter – 1º Secretário: Henrique Gregório Ebele – 2º Secretário: Manoel Damázio Pereira.
  3. c) Fev/1986 a jan/1987- Presidente: Marcos Habitzreuter – Vice-Presidente: Antônio Stedile – 1º Secretário: Henrique Gregório Ebele – 2º Secretário: Manoel Damázio Pereira.
  4. d) Fev/1987 a jan/1988- Presidente: Manoel Damázio Pereira – Vice Presidente: Egon Schweigert – 1º Secretário: Antônio Stedile – 2º Secretário: Henrique Gregório Ebele.

* A renovação da Mesa Diretora ocorria com a renúncia do Presidente da Casa, assumindo o seu vice, apesar da Lei Orgânica conferir um mandato de dois anos. Ainda nesta legislatura ficou estabelecido que as sessões ordinárias seriam realizadas às quartas-feiras e não às terça.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow