Prefeitos se reuniram na quinta-feira (4)

Reunidos em assembleia geral, na tarde de quinta-feira (4), os prefeitos do Médio Vale do Itajaí ratificaram o posicionamento pela compra de vacinas contra a Covid-19 pelos municípios caso o Ministério da Saúde não forneça cobertura imunológica a tempo e em quantidades suficientes para imunizar a população. O prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, foi um dos presentes no encontro.

A decisão pela busca e compra do imunizante foi tomada na última semana de forma conjunta, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou os estados, os municípios e o Distrito Federal a importar e distribuir vacinas contra o coronavírus registradas por pelo menos uma autoridade sanitária estrangeira. O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), entidades municipalistas estaduais e federais estão em articulação com laboratórios para viabilizar esta iniciativa, além de que modelos e estudos jurídicos já estão em análise e são necessários para efetivar os encaminhamentos.

Durante a reunião, os prefeitos deliberaram pelo envio de expediente ao Ministério da Saúde reivindicando maior rapidez na execução do Plano Nacional de Imunização (PNI), de forma que garanta o fornecimento de doses suficientes para a população no menor tempo possível. Em paralelo, os prefeitos estudam a possibilidade de adesão a um consórcio nacional para compra dos imunizantes, o que pode garantir melhor negociação dos valores em função da abrangência da demanda, segurança jurídica aos órgãos envolvidos e, principalmente, acelerar o processo de aquisição e logística para uso. Além disso, há a articulação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para compra da vacina Sputnik V, que os municípios podem manifestar interesse em participar do processo.

- Publicidade i -

“Estamos cientes das dificuldades por ora impostas para a compra das vacinas, porém precisamos garantir que a população tenha acesso aos imunizantes o mais breve”, explica o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar.

Segundo ele, a Associação mantém pedido junto aos governos federal e estadual para que as negociações sejam mais ágeis e os municípios recebam informações mais claras sobre o quantitativo de doses. ”O trabalho pela aquisição das vacinas continua e reivindicamos que União e Estado se comprometam com o processo de imunização”, finaliza o presidente da Ammvi.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow