Nova diretoria foi eleita no fim de 2020 (Foto: Divulgação CDL)

Cada dia mais as mulheres ocupam cargos de destaque e conquistam o seu espaço em todas as áreas. No empreendedorismo e associativismo, não é diferente. Na Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba – CDL, elas representam 50% da diretoria.

Uma delas é a vice-presidente, Rita Comper Lang (52). A empresária iniciou sua história na CDL Guabiruba como fiscal e também já ocupou o cargo de tesoureira. Para ela, a mulher representa o futuro. “Nós conseguimos cuidar da casa, dos filhos e ainda trabalhar fora.  Para mim, os desafios são  pilares e nos destacamos dependendo da forma que encaramos a subida”, ressalta.

Rita avalia que o mercado é seletivo e a mulher precisa se moldar e saber o que o cliente precisa. “Há pouco tempo fiz um curso digital. Acredito que nos destacamos quando fazemos algo diferente ou sentimos que precisamos acrescentar algo para continuar”, frisa.

- Publicidade i -

A diretora financeira da CDL Guabiruba, Margarete Wippel (33) é associada da entidade há dois anos. “Acho importante participar, não somente para o meu comércio,  mas para contribuir com ideias e projetos para todo o comércio local”, enfatiza.

Para ela, não existe diferença de gênero no empreendedorismo. “Temos que ter a visão de igualdade. Claro que anos atrás não era assim, mas agora conquistamos mais espaço, podendo assim, ter independência financeira. Para mim, o maior desafio é fazer com que os consumidores valorizem o comércio local. Pesquisem tanto preço como disponibilidade de produtos primeiramente dentro da cidade, ainda mais agora com queda de vendas por conta da pandemia. Para isso, precisamos sempre nos reinventar, com muito trabalho e dedicação. Sempre dá certo!”, ensina.

A conselheira fiscal da CDL, Patrícia Stedile (43) também aposta na positividade em seu dia a dia. Para ela, essa é uma das formas de se destacar no mercado.  “Enfrentamos muitos desafios no empreendedorismo feminino, como jornada múltipla, preconceito e falta de incentivo, mas com positividade e foco no trabalho conseguimos superar. Para alcançar o tão sonhado sucesso na carreira, a definição de objetivos e a liderança são fundamentais”, avalia.

Patrícia diz que abrir o próprio negócio é também uma ação de empoderamento, que traz à tona mais espaço e visibilidade na discussão sobre as questões de gênero. “É por meio do empreendedorismo que muitas mulheres encontram uma forma de se sustentar e ganhar espaço na sociedade”, acredita.

Para a conselheira fiscal da CDL Guabiruba, Vera Lúcia Dirschnabel (59) o papel da mulher empreendedora na sociedade é somar e mostrar o seu potencial. “Vejo que cada mulher tem um encanto especial. Para ficar no mercado é preciso inovar sempre e buscar novos clientes”, ressalta ela, que participa da entidade desde a primeira reunião no município. “É muito bom fazer parte da CDL. Sempre aprendo algo”, afirma.

A suplente Crislaine de Almeida Costa (31) conta que se associou à CDL em fevereiro de 2019 e se encantou com o acolhimento. “Quando tive a oportunidade de retribuir o carinho não pensei duas vezes e aceitei o convite para fazer parte da diretoria. Sempre farei o meu melhor pela CDL. Sei que assim estarei fazendo por  todo o comércio do nosso município”, comenta.

Crislaine ressalta que a mulher hoje desempenha um papel fundamental na sociedade mostrando que as mudanças são essenciais para o crescimento da humanidade. “Ter uma mulher à frente é ter certeza de que as coisas vão dar certo, independente do esforço, pois uma mulher determinada faz acontecer e supera qualquer obstáculo, como o machismo que ainda está presente na sociedade”, avalia.

Para ela, a melhor forma de se destacar no mercado de trabalho para uma mulher é ser autêntica, não dar ouvidos a comentários negativos e se aliar a outras mulheres na luta pela igualdade, para tornar o mundo um lugar mais justo e melhor!

Protagonismo feminino

O presidente da CDL Guabiruba, Giovani Ricardo Piaz, ressalta o protagonismo das mulheres na sociedade. Para ele, é uma honra dividir a gestão da CDL com mulheres que fazem a diferença no comércio local. “A CDL Guabiruba parabeniza todas as mulheres neste 8 de março e em todos os dias do ano. Nossa entidade trabalha pela igualdade e pelo fim do machismo social. Agradecemos a todas as empreendedoras por seu trabalho e dedicação”, destaca.

Em Santa Catarina, as mulheres são protagonistas no comércio, seja nos cargos de gestão, ou no quadro de funcionários. É o que  demonstra o levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) como parte das ações para valorização em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Entre os participantes do levantamento realizado neste mês, 64,1% são estabelecimentos com uma mulher como sócia-proprietária ou majoritária, contra 35,9% de presença de homens no mesmo posto. Em relação ao principal gestor das lojas, a proporção se manteve, com 69,3% dos cargos ocupados por mulheres e 30,7% por homens.
Em 56,2% das empresas consultadas, a maioria dos funcionários é composta por mulheres e em 25% por homens. Outros 13,2% dos entrevistados responderam que a equipe é formada por metade mulheres e metade homens e 5,6% informaram não ter funcionário. Foram consultados 771 participantes de 169 cidades catarinenses, sendo a maioria associados às CDLs.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow