Os prefeitos de Guabiruba (Valmir Zirke) e Brusque (Ari Vequi) formalizaram na última quinta-feira (17) a construção de um novo acesso viário entre as duas cidades.

O tema já havia sido discutido em 2019, mas acabou sendo adiado por conta da pandemia da Covid-19. Agora, os gestores chegaram ao consenso da viabilidade desta obra através da localidade de Varginha, no bairro Rio Branco, com ligação na rua Evaldo Fischer, no bairro Imigrantes, em Guabiruba. A expectativa é de que os trabalhos iniciem ainda neste ano, a partir da licitação de uma ponte, que dará continuidade à extensão da Beira-Rio, sentido Dom Joaquim.

O prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, destaca que o município já iniciou o mapeamento da região. “Vamos fazer o levantamento topográfico nos próximos dias, incluindo o trecho da Varginha. Nossa vontade é de começar o quando antes, mas a obra vai acontecer neste mandato”, garante.

- Publicidade i -

Já o prefeito de Brusque, Ari Vequi, reconheceu a importância do pedido. Ele se comprometeu em analisar os dados topográficos para viabilizar o novo acesso, tão logo seja licitada a ponte que dá continuidade a extensão da Beira Rio, sentido Dom Joaquim. “Brusque e Guabiruba são cidades irmãs e há o interesse deste novo acesso através da Varginha. Parece um trecho pequeno para a abertura desta nova via pública em ambos os municípios. Combinamos de lançar edital da ponte, que é a obra mais cara deste novo complexo (extensão da Beira Rio), e teremos a oportunidade de fazer essa ligação”, destaca.

O encontro que selou o acordo do novo acesso ocorreu na sede da ACIBr em Brusque e contou também com a presença do vice-prefeito de Brusque, pastor Gilmar Doerner, e empresários locais.

O coordenador do Núcleo de Empresários de Guabiruba, Maico Tomasi, destaca que em determinados momentos o trânsito já está complicado entre os dois municípios. Por isso, a intenção é se antecipar, investindo em alguma alternativa e prevenindo o colapso desses trechos. “Não vamos travar o trânsito para depois pensar em alguma solução. Por isso envolvemos os dois municípios. Guabiruba precisa escoar sua produção e muitas empresas de Brusque mantêm parte de sua cadeia produtiva em Guabiruba”, observa. “São municípios interligados, que precisam se enxergar como uma microrregião. E o nosso papel é de abrir este diálogo e resolver o problema antes que ele exista”, pontua.

A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, destaca que a reunião foi muito produtiva com o poder público e os empreendedores, que vivem um crescimento expoente e se preocupam com questões relacionadas ao trânsito e logística. “Discutimos alternativas viáveis e práticas, e os prefeitos se comprometeram em, ainda nesta gestão, promover a obra para melhorar a mobilidade entre as duas cidades”, ressalta.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow