O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (Sinseb) se manifestou a respeito de matéria veiculada na edição de 10 de junho de Guabiruba Zeitung “Vereadores criticam Sinseb por áudio contra o Executivo”. A reportagem repercutiu críticas dos vereadores, em Sessão da Câmara do dia 8, a respeito de um áudio divulgado pelo sindicato que parabeniza o município de Guabiruba pelo aniversário, ao mesmo tempo em que elogia os servidores municipais “que mesmo sem reajuste anual, que foi negado pela administração, continuam exercendo suas funções com dedicação”.
Na oportunidade, vereadores chegaram a alegar “sem vergonhice”, “má-fé” e “politicagem” do sindicato, ao defenderem o Governo Municipal, que se baseou em parecer do Tribunal de Contas, referendando pelo STF, que proíbe reajuste aos servidores em razão da pandemia. Em nota encaminhada ao Zeitung, o Sinseb afirma que “a indignação dos servidores é com relação a falta de apoio à reposição salarial em Guabiruba. Destaca ainda que não trata-se de um reajuste, mas ganho real. “Já estava em pauta na Câmara de Vereadores para votação, no qual o Prefeito pediu a retirada, ficando do lado do parecer da AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), e não nos defenderam junto ao TCE”.
Sobre a AMMVI
O sindicato também questiona quem faz parte da Associação da AMMVI? “Foi essa associação em que os prefeitos de Brusque, Guabiruba e Botuverá fazem parte, a responsável pela consulta com parecer jurídico do advogado da AMMVI que mudou o entendimento com relação a possibilidade de reposição salarial dos servidores municipais no TCE. São os Advogados/Procuradores das prefeituras que podem se manifestar no dia da sessão e nenhum Prefeito solicitou aos advogados para defenderem seus servidores, requerendo que os conselheiros do Tribunal votassem a favor do reajuste. Ficamos decepcionados com a neutralidade do prefeito, seja por ter entrado agora na gestão municipal e consequentemente participar da Associação, porém, transmitiu a visão que estava do lado do parecer da AMMVI”, critica a nota.
Sinseb/Administração
Por fim, a nota do Sinseb defende que “muitos dos benefícios conquistados em Guabiruba ocorreram através de negociação do Sinseb e administração. E isso temos tudo registrado em pautas de negociação e atas. Gostamos de enfatizar que as negociações iniciaram com a administração do ex-prefeito Matias Kohler. Da mesma forma que agradecemos a todos os servidores que encaminharam diversas mensagens de apoio. Ir contra o sindicato é ir contra o servidor”, finaliza.