Com aproximadamente 920 metros quadrados distribuídos em dois blocos, está em andamento a construção da nova Policlínica, na rua Arthur Baumgartner, bairro Imigrantes.
No Bloco A ficarão as salas e consultórios de diversas especialidades como ginecologia, nutrição, odontologia, cardiologia e psicologia, além de salas de exames, curativos, vacinação e pequenas cirurgias. No Bloco B ficará a Secretaria de Saúde, farmácia e depósito.
O investimento na obra ultrapassa R$ 2,1 milhões, de recursos próprios do município. O início da obra foi em agosto de 2020 e com o cronograma de trabalho em dia, a previsão de entrega é para o último trimestre deste ano.
De acordo com a Secretária de Saúde, Amanda Kormann, a obra é de extrema importância para a população guabirubense, pois contará com um espaço para atendimento muito mais amplo e com instalações e mobiliários totalmente novos. “Poderemos oferecer maior comodidade, bem estar, conforto e qualidade no atendimento aos munícipes que necessitem dos serviços na área da saúde pública local”, enfatiza.
Atualmente, 41 servidores trabalham na Policlínica e na Secretaria de Saúde. Com a ampliação do espaço físico de ambas as estruturas, a Secretaria de Saúde terá a possibilidade de contratar novos profissionais.
Unidade Básica de Saúde
Na sede atual da Policlínica, no Centro, também haverá modificações. No local, funcionará a Unidade Básica de Saúde do bairro e também a Vigilância Sanitária. Já no imóvel onde fica a Secretaria de Saúde, atrás da Policlínica, funcionará a Vigilância Epidemiológica.
As mudanças vão gerar economia aos cofres públicos. “A economia mensal será em torno de R$ 6,8 mil, pois atualmente o local físico onde funciona o Posto de Saúde do centro é alugado e com a inauguração das instalações da nova Policlínica e do novo prédio da Secretaria de saúde, a Unidade Básica de Saúde do Centro passará a funcionar no prédio da antiga Policlínica. Teremos, também, uma economia de aluguel referente ao espaço físico destinado à Vigilância Sanitária”, detalha a secretária.