Foto: arquivo pessoal/Instagram

Desde pequena, a guabirubense Sâmia Fischer gosta de montar suas próprias jóias e já vendia suas criações para os amiguinhos da escola por R$ 2. Há três anos, ela criou a marca Erente e começou a vender suas criações pelo Instagram. Agora, a marca já conta com um site, onde suas criações estão à disposição do público.  

Inclusive o colar TATO, da coleção Visão, que foi usado pela cantora Pabllo Vittar no seu mais recente clipe, da música Bang Bang. O hit já se aproxima de 1,3 milhão de views no YouTube.   

A designer, que mora e trabalha no Centro de Guabiruba, conta que gosta de fazer peças exclusivas. “Não gosto de fazer peças de um modelo só. Faço pouca quantidade. A marca é Slow Fashion. É tudo que eu que faço, monto, envio e negocio. É tudo conforme eu consigo. Até então!”, conta ela, que já teve peças usadas por celebridades como  Luísa Sonza e João Figueiredo – marido da filha de Xuxa, Sasha Meneghel. 

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“A repercussão com o clipe foi bem grande. Já tinha tido peças em clipes de outros famosos, mas a Pabllo Vittar está muito em alta e a repercussão foi muito boa. As pessoas que me acompanharam desde o início da marca percebem o meu crescimento, que é verdadeiro. Fico muito feliz com isso”, comemora.

Sâmia trabalha com os pais na loja de aviamentos da família durante o dia e se dedica a sua marca no período da noite. Ela conta que costuma divulgar o trabalho com blogueiras e que há um ano tinha enviado peças feitas exclusivamente para Pabllo Vittar. 

“O contato para a peça do clipe foi mais ou menos há um mês. A música fala de sentimento e coração. Então, eles entraram em contato, porque precisavam de um colar de coração. Eles já estavam com a ideia montada e sabiam que a gente tinha o colar. Pediram essa peça específica, que é da última coleção que eu lancei”, detalha. 

Crédito: Reprodução/Vídeo clipe

Oportunidade quase perdida  

Para a designer, empreender em Guabiruba é bom porque sua marca está dando super certo. Porém, a questão geográfica limita a visibilidade da marca. “No mundo da moda, acabo perdendo grandes oportunidades, pois quando pedem uma peça como essa do clipe, querem que chegue em São Paulo de um dia para o outro. Esse colar para a Pabllo, por exemplo, eu só consegui entregar a tempo porque um amigo tinha a peça lá para um projeto que estamos fazendo. Então, ele acabou entregando para mim”, revela. 

“Já perdi algumas capas de revista e outras pessoas famosas, por não conseguir entregar tão rápido”, emenda a empreendedora.

Para ela, o mercado de moda catarinense ainda é muito fechado. “Em Santa Catarina, as pessoas se fecham nos grupos delas e não abrem tantas portas. Em São Paulo, sempre tem muita oportunidade”, avalia.  

A jovem designer conta que o que a levou a empreender foi o fato de querer acessórios e não encontrar para comprar. “Então decidi fazer os meus próprios acessórios. Os amigos gostaram e começaram a pedir. Aí eu tive a ideia e senti a necessidade de abrir uma lojinha no Instagram. Com o tempo as pessoas foram se interessando pelas peças”, recorda. 

Sâmia diz que a loja de aviamentos da família ajudou no processo criativo, pois alguns itens que precisava para montar as peças já estavam à disposição. 

Evento

Sâmia explica que antes da pandemia costumava realizar um evento em Balneário Camboriú (SC) com duas amigas. “É um evento com música, arte e expositores locais. Era um local que eu sempre estava expondo a Erente de forma física”, detalha ela, que tem planos de retomar os eventos.  

Assista o clipe com o colar da guabirubense

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