Começa nesta segunda-feira (25) e segue até quinta-feira (28), a 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). O evento tem como finalidade apresentar as demandas dos gestores municipais aos Poderes Legislativo e Executivo.
De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o evento também receberá os candidatos à presidência da República para debater as urgências do movimento e garantir o compromisso com um federalismo mais justo e equilibrado.
O presidente do legislativo guabirubense, Cristiano Kormann, informa que não vai participar desta edição, mas a expectativa é muito boa, principalmente após dois anos sem o evento e também para que os vereadores de primeiro mandato possam adquirir essa experiência. Seis vereadores representam Guabiruba nesta edição, são eles: Alexandre Felipe Pereira, Ricardo José Schlindwein, Ronaldo Kohler, Vilmar Gums (Mala), Wagner Fischer Westarb e Waldemiro Dalbosco.
Cristiano também comenta sobre os benefícios para Guabiruba. “Desde a vasta programação como para auxiliar e proporcionar muito aprendizado aos vereadores. Tem também a grande oportunidade de, em mãos, poder entregar ofícios sobre as demandas de nossa cidade aos deputados federais e senadores de Santa Catarina”, conclui.
Para o parlamentar Alexandre Felipe Pereira, a intenção é conhecer como funciona a marcha, já que é seu primeiro mandato como vereador, assim como Ricardo, Ronaldo e Wagner. “É uma oportunidade importante para nos especializar em alguns temas que são bem bacanas para os municípios. Podemos destacar algumas palestras como o Marco do Saneamento e também algumas questões em relação à saúde pós-pandemia nos municípios”, ressalta Alexandre.
Ricardo também acredita que a troca de ideias, a participação em seminários e palestras podem trazer benefícios para Guabiruba. “Vamos procurar manter contato com deputados e senadores e dizer que estamos aqui e precisamos de ajuda, quem não é visto não é lembrado”, avalia.
Assim como o vereador Mala, que já participou de outras edições, Waldemiro afirma que é necessário fazer pressão para que o governo federal abra mão do dinheiro em prol dos municípios. “O governo fica com mais dinheiro e os municípios com os problemas. A saúde e a educação, o dia a dia da população está nos municípios, está com o prefeito e os vereadores”, afirma.
Para Mala, o ponto alto do evento são as visitas aos deputados e senadores para o pedido de verbas para o município. “Sempre se consegue algo de emendas”, ressalta.
Ronaldo e Wagner também acreditam que a participação vai proporcionar uma grande oportunidade. “É a primeira vez que vou, mas espero que seja bem aproveitado. Espero trazer benefícios para o município”, frisa Ronaldo.
“Esta será a primeira marcha que participarei em Brasília e acredito que ela proporcionará uma grande oportunidade de troca de experiências com prefeitos e vereadores de outros municípios. Estou ansioso e com grandes expectativas com esse evento. Além da troca de experiências com outros políticos, é também uma grande oportunidade de encaminhar ao Governo Federal, aos deputados federais e senadores de Santa Catarina, as pautas e demandas aqui da nossa cidade”, emenda Wagner.
Executivo municipal
O evento também é novidade para o prefeito em exercício Cledson Roberto Kormann, que recebeu o cargo do prefeito Valmir Zirke no final da tarde de sexta-feira (22).
“Por ser minha primeira participação na Marcha, vai ser principalmente um aprendizado. Temos algumas demandas aos deputados federais de Santa Catarina e pretendo voltar munido de mais informações dos presidenciáveis sobre os planos de governo para o próximo mandato”, afirma.
Cledson disse ainda que Guabiruba precisa sempre de recursos e maior investimento em infraestrutura, já que cresce a passos largos e tem uma economia em constante evolução.