A primeira edição do projeto “Singing Jesus round the world” criado por Jota Ávila reúne músico e coral infantil de Guabiruba para gravar canções autorais em parceria com cantores de outros países, como Anja Lardi-Schraal da Alemanha, a primeira convidada.
O idealizador conta que o projeto nasceu no início de 2022 e a ideia principal foi reunir cantores e músicos de todas as partes do mundo para tocarem e cantarem juntos online. “Através de recursos digitais, gravei alguns vídeos com intérpretes do Brasil”, conta.
Ávila também fala que além de músico, tem formação em letras e especialização como intérprete e tradutor, algo necessário para o contato com cantores de outros países.
Segundo o músico, a gravação dos áudios no Brasil foi realizada por ele, já na Alemanha, da música “Jesus Kommt”, tanto áudio como vídeo, foram enviados pela internet para que pudesse editar.
Os outros vídeos foram gravados na residência de cada participante. O coral infantil Perfeito Louvor gravou a sua parte em um dos ensaios semanais.
“Reunir músicos de diversas partes do mundo para gravar canções de autoria tem sido um desafio para todos, pois demanda tempo, organização e acima de tudo empenho. Obviamente para as reuniões, que são online, é necessário falar a língua local ou na maioria das vezes o Inglês. A experiência em reunir diferentes culturas para falar a língua universal, que é a música, tem sido maravilhosa”, comemora.
O músico conta que todas as canções recebem tradução para o portugues e inglês, além de serem legendadas.
Duração e participação
De acordo com o Ávila, o projeto não tem data para terminar. “Quanto mais artistas ficarem sabendo ao redor do planeta e tiverem o desejo de participar, melhor”, comenta.
Ele também pesquisa nomes nas redes sociais e envia mensagens convidando músicos para participar do projeto. “Em princípio seleciono uma canção por compositor/cantor, pois o processo é um pouco demorado para executar as gravações e reunir todo o material, mas desta forma mais pessoas têm oportunidade de participar”, fala.
Na primeira gravação, além da cantora alemã e do coral infantil, participou também o pianista Vagner Chugui, do Lageado Baixo.
A segunda música do projeto, Navegante, uma releitura da cantora e influencer digital Melissa Barcelos, que tem mais de 195 mil seguidores nas redes sociais, também conta com a participação do pianista guabirubense e está disponível no site do músico.
Ele também adianta que está em contato com artistas do Kenya para a próxima gravação.
É possível conferir o vídeo da primeira música escolhida para o projeto neste link.