Na noite de terça-feira, 06, a sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba teve uma quebra no protocolo para receber os alemães vindos de Karlsdorf-Neuthard para uma apresentação sobre a cidade coirmã de Guabiruba.
O chefe do Gabinete Técnico de Construção Benjamin Ziefuss e o chefe de Finanças Roland Milani foram à Câmara acompanhados do prefeito Matias Kohler, vice-prefeito Valmir Zirke, secretários de diretores municipais.
Kohler abriu a noite contando sobre as diferenças entre os dois países durante sua viagem à Alemanha em maio deste ano. Guabiruba é uma das 70 cidades de todo o mundo que participam do programa Parcerias Municipais para o Clima, fomentado pelo governo alemão com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para mitigar os efeitos do aquecimento global.
Ele ressaltou que, enquanto no Brasil o planejamento é sempre para o curto prazo, na Alemanha os planos são mais amplos, com perspectivas para curto, médio e longo prazo, com décadas de antecedência.
Em seguida, quem assumiu o microfone foi o chefe do Gabinete Técnico de Construção de Karlsdorf-Neuthard Benjamin Ziefuss. Com o auxílio de imagens projetadas em um telão, a palestra iniciou com detalhes sobre a sua cidade para, em seguida, apresentar um projeto de construção de uma creche sustentável.
Nesse ponto, a apresentação se dividiu em duas partes: planejamento e execução, destacando o processo de idealização da obra e o impacto da realidade sobre o projeto. Por fim, o convidado também explicou sobre como funciona o ordenamento da cidade, respondendo a perguntas da plateia.
Financiamento alemão
Antes de encerrar a participação especial na sessão da Câmara, o prefeito Matias Kohler fez questão de ressaltar sobre o financiamento do programa Parcerias Municipais para o Clima, informando que todas as suas atividades – incluindo a viagem da comitiva guabirubense à Alemanha em maio – são custeadas pelo governo alemão.
São três agências governamentais da Alemanha que financiam integralmente o projeto: Engagement Global, Servicestelle (Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo) e Landesarbeitsgemeinschaft (Agenda 21). As duas últimas são mantidas financeiramente pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.
Agenda
Os alemães retornam a Guabiruba na próxima sexta-feira, 9, para novas reuniões técnicas entre os membros do comitê gestor do programa a ser desenvolvido paralelamente em Karlsdorf-Neuthard e Guabiruba. Até lá, os visitantes cumprem agenda em cidades como Brusque, Botuverá, Timbó e Pomerode.