A elaboração do projeto para o Planejamento do Ecossistema Local de Inovação – ELI, de Brusque, Guabiruba, Botuverá, São João Batista, Nova Trento e Canelinha chegou em sua fase final. Após quatro workshops ao longo do ano, o mês de novembro vai ser marcado pela entrega do plano de ação do ecossistema e plano de ação setorial, além de apresentar a estrutura de governança. A partir daí, o trabalho segue para a definição dos projetos estruturantes. Todo esse processo tem como objetivo unir diferentes atores para desenvolver e fortalecer os negócios de acordo com suas vocações regionais.
Especialmente, em Brusque e região, o plano vai trabalhar o fomento de empresas nas áreas de metal mecânica e automação, químico e materiais, tecnologia da informação e comunicação, além de moda e design. Aproximadamente 100 pessoas participaram dos encontros – entre autores, representantes e empreendedores, e aproximadamente 40 entrevistas foram realizadas nesse período.
A ação – conduzida pelo Sebrae SC em conjunto com atores da região, vem somar com as iniciativas já em desenvolvimento e é direcionada a empreendedores, representantes de instituições de ensino, do Poder Público e entidades empresariais. “Nossa proposta é estimular o surgimento de negócios inovadores. E que esses negócios tenham sucesso e possam fazer a diferença na economia da região”, comenta o gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Alcides Sgrott.
O consultor que atuou junto ao Sebrae e contribuiu para o desenvolvimento da metodologia, pondera que agora que o grupo tem definido uma visão de futuro e de como podem desenvolver o ecossistema de inovação da região, chegou o momento do grande desafio. “Em conjunto com os atores e governança formada, é hora de colocar em prática as ações propostas, e isso vai acontecer tendo o envolvimento de todos eles”, salienta Jones Augusto Boeck.
Planejamento do Ecossistema Local de Inovação
O ELI surgiu ao ser identificada a importância de adotar estratégias de atuação relacionadas ao grau de maturidade do ecossistema, e de concentrar esforços para estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras. A metodologia promove ações planejadas e integradas, para que os resultados sejam maximizados e se reduza o tempo de consolidação de empresas inovadoras. E ao desenvolver esse trabalho em conjunto com os municípios de todas as regiões do Estado, o Sebrae/SC vai ao encontro de uma das bandeiras dessa gestão, que é reduzir as desigualdades por meio do empreendedorismo.