Na noite desta segunda-feira (31), o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) sediou a solenidade de abertura do XXIX Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, de Confecção e de Moda. O evento que será realizado até sexta-feira, dia 4 de novembro, é uma realização da ABTT- Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda em parceria com a Unifebe.
Nesta edição, o tema central do Congresso abordará a Sustentabilidade da Indústria 4.0 voltada à economia circular. “Este é um evento que visa reunir profissionais, técnicos, engenheiros, administradores, empresários, acadêmicos, profissionais de moda, design, estilo e empresas do ramo para networking e compartilhar conhecimentos e novidades do ramo. A Unifebe foi escolhida por ser esse espaço do saber, por ser uma universidade envolvida com as necessidades do mercado e por estar sempre de portas abertas para a comunidade”, destacou o presidente do Congresso e coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Unifebe, professor Wallace Nóbrega Lopo.
Representando a Associação Empresarial de Brusque, a presidente da ACIBr e presidente de honra do Congresso, Rita Cassia Conti, enfatizou a relevância de Brusque ter sido escolhida como cidade sede do XXIX CNTT. “Nossa região conta com toda a cadeia para a produção têxtil, nós só não produzimos o algodão, mas nossas empresas trabalham desde a fiação até a peça final. Nesse sentido que é tão importante sediarmos este evento que vem para qualificar a nossa mão de obra e projetar Brusque em nível nacional”, enalteceu Rita durante o discurso de abertura.
Ao desejar as boas-vindas aos participantes, o presidente da ABTT, Antonio Cersa Coradi, agradeceu a parceria da Unifebe e evidenciou o propósito do evento. “Hoje a nossa indústria têxtil, principalmente a da região de Brusque, tem condições de competir, de igual para igual, com as indústrias americana e europeia, já que as máquinas utilizadas são as mesmas. O que precisamos é preparar a mão de obra para utilização desses equipamentos e para atender às necessidades do mercado mundial. O objetivo da ABTT com o Congresso é trazer as novidades mundiais para a comunidade nacional do têxtil e vestuário”, reforçou Antonio.
A reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, ressaltou o papel da universidade na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos. “Somos uma universidade comunitária. Somos daqui e a indústria têxtil e de moda está no DNA do nosso povo, é um dos carros chefes da nossa economia. Estamos lisonjeados em sediar este evento, que visa, sobretudo, a qualificação profissional. Esperamos que novos aprendizados sejam compartilhados e que empresas, empreendedores, estudantes e profissionais aproveitem a programação para expandir sua expertise, contribuindo para fazer de Brusque e região ainda mais referência no setor têxtil e de moda”, concluiu Rosemari.
60 anos ABTT
A cerimônia de abertura também marcou a comemoração dos 60 anos de atividades ininterruptas da ABTT, fundada no dia 2 de novembro de 1962, por 74 técnicos têxteis, formados nas escolas técnicas do Senai do Rio de Janeiro e São Paulo.
Na ocasião, a ABTT premiou o melhor trabalho acadêmico/científico, inscrito no concurso do XXIX CNTT. Nesta edição o vencedor foi o professor João Batista Giordano, da Fatec, de Americana, que abordou os efeitos especiais do tratamento com plasma em materiais têxteis tingidos com corantes naturais.
A solenidade de abertura contou ainda com a presença do prefeito de Brusque, Ari Vequi, do vice-presidente e Presidente emérito da ABTT, Reinaldo Aparecido Rossatt, do pró-reitor de Graduação da Unifebe, professor Sidnei Gripa, representantes da Fiesc – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Senai, Senac e entidades representativas das áreas têxtil e de moda.
O XXIX Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, de Confecção e de Moda segue durante toda a semana com atividades em diversos horários. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Confira a programação completa e participe!