Fotos: Divulgação

O Hospital Imigrantes de Brusque, que desde o início de fevereiro está sob a gestão do Instituto Maria Schmitt – IMAS, apresenta à comunidade neste sábado (11) o projeto de Terapia Facilitada por Cães. A iniciativa será uma das atrações do Sábado Fácil, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL, na Praça Barão de Schneeburg. Quem passar pelo evento poderá conhecer o projeto desenvolvido pelo instituto em algumas das 30 unidades de saúde que administra em Santa Catarina e no Mato Grosso.

Penny e Britney serão as doutoras de quatro patas que vão interagir com o público, assim como fazem nos hospitais em visitas aos pacientes. Também chamada de Cinoterapia, a técnica reafirma a ligação de amor dos seres humanos com os cães ao longo da história desde a Antiga Grécia, quando cachorrinhos eram preparados para atuar como terapeutas auxiliares. Já naquele tempo, acreditava-se que eles tinham a capacidade de curar doenças.

“Está comprovado que usar cães como base para alguns tipos de tratamento se mostrou efetivo para uma série de doenças e condições que acometem o ser humano”, explicam os adestradores Josué Antônio e Felipe Apolinário, que vão acompanhar as pets em Brusque, tanto no Sábado Fácil, quanto em visita ao Imigrantes.

- Publicidade i -

O projeto do IMAS iniciou no Hospital Regional de Araranguá. Após 14 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um paciente de 73 anos sentia muita saudade de sua pet e recebeu a visita dela no jardim da unidade, apresentando significativa melhora. A partir de então, foi criado um projeto piloto de Cinoterapia, que pelos resultados positivos  passou a ser replicado em outras unidades.

Para o diretor de regulação e implantação do IMAS, Dr. Robson Schmitt, inovar na saúde passa sempre pelo bem-estar dos pacientes: “Por isso, levaremos sempre aos hospitais administrados por nós esses queridos ‘doutores caninos’, que contagiam nossos pacientes com sua alegria e energia. Eles adoram, principalmente as crianças, e é visível a melhoria do quadro de saúde sempre que recebem a visita dos cães, especialmente preparados para essas vitoriosas Atividades Assistidas por Animais”, ressalta.

A diretora geral do Hospital Imigrantes, Fernanda Rodrigues, concorda e lembra de um caso envolvendo o paciente e seu cão em novembro de 2022. “Estamos muito felizes com esse projeto do IMAS, que vem de encontro ao que vinha sendo pensado como projeto no Imigrantes. Em novembro do ano passado, tivemos um caso semelhante que emocionou toda a equipe hospitalar e a comunidade.

Também depois de 14 dias internado na UTI, o paciente Sérgio Luiz Zen (50) teve um momento de muita emoção com a visita do cão da família, o Golden retriever Scott, que contribuiu para a transferência dele para o quarto no dia seguinte”, conta.

Nova administração

A decisão de repassar o Hospital Imigrantes foi tomada pelo grupo suíço que o administrava em abril de 2021. No início de fevereiro, o Instituto Maria Schmitt – IMAS assumiu a gestão do hospital com objetivo de oferecer novos serviços para Brusque e região.

O que o Hospital Imigrantes desenvolve hoje não muda e novidades serão anunciadas nos próximos dias. ”Seguimos atendendo planos de saúde, pacientes privados e sindicatos parceiros no pronto-atendimento clínico adulto, pronto-atendimento de ginecologia e obstetrícia, todas as atividades de internação, centro cirúrgico, UTI adulto e neonatal, sala de vacinas e consultas com especialistas. Haverá um investimento inicial em estrutura e equipamentos, inclusive para o centro cirúrgico. Uma equipe de engenharia do IMAS já realizou o mapeamento dos quartos para definir o que pode ser feito de imediato”, ressalta Fernanda.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
previous arrow
next arrow