Na manhã de terça-feira (21) o Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) deu início ao projeto “Profissional do Futuro”, para os alunos da Escola de Educação Básica Carlos Maffezzolli, em Guabiruba. Na oportunidade, mais de 170 estudantes estiveram no lançamento, onde aprenderam um pouco mais sobre as exigências do mercado de trabalho.
A coordenadora do Núcleo de Cooperativas, Andreia Niehues, conta que a ideia do projeto nasceu juntamente com a criação do Núcleo, a partir de uma percepção do dia-a-dia das cooperativas nucleadas. “Vivenciamos a experiência de buscar novos profissionais no mercado que estejam aptos para trabalhar e que conheçam suas habilidades. Assim, a ideia é trazer para o aluno do ensino médio a percepção de se autoconhecer, desenvolver suas habilidades e comportamentos em relação ao mercado de trabalho”, explica Andreia.
Preparo para o mercado
Para iniciar a jornada dos alunos no projeto, foi apresentada a palestra “Profissional 4.0”, onde o coach comportamental Sérgio Rafael contextualizou o processo da 4ª Revolução Industrial e explicou as competências que o mercado de trabalho atual exige do profissional. Além disso, foi realizada uma atividade prática de autoconhecimento com os alunos.
“Hoje sabemos que somente a qualificação técnica já não é mais suficiente, é preciso trabalhar fortemente as questões comportamentais também. Então, fazer com que os jovens tenham esse despertar desde muito cedo é importante para que, quando eles ingressarem no mercado de trabalho, eles já estejam preparados”, frisou o palestrante.
Segundo a coordenadora do Núcleo, as expectativas para a continuidade do projeto são as melhores possíveis, o que inclui a expansão do programa para outras escolas da região.
“Esse é um projeto inédito e a nossa ideia é estender para outras unidades de ensino de Brusque, Guabiruba e Botuverá, pois adequamos os conhecimentos transmitidos nos conteúdos com as exigências do Novo Ensino Médio. Então estamos muito empolgados e ansiosos para colher os frutos do Profissional do Futuro. Acreditamos muito no potencial dos jovens, afinal eles serão responsáveis pelas mudanças e construções futuras do nosso país”, finaliza.
O projeto
Com duração de aproximadamente dois meses, o Profissional do Futuro é dividido em quatro encontros. A abertura tem como tema a palestra “Profissional 4.0”, onde são apresentados os conceitos de Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e do Mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível).
No segundo encontro, os estudantes aprenderão sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo. A expectativa é de que, a partir deste conhecimento, os estudantes possam refletir sobre o futuro.
Já no terceiro módulo serão ensinadas noções de cooperativismo e educação financeira. Por fim, no quarto e último encontro, os alunos conhecerão ferramentas e processos que estimulam o autoconhecimento.