A arte que identificava os banheiros masculino e feminino do hall de entrada da Unifebe se tornou uma marca registrada do campus Santa Terezinha. Por mais de uma década, os marcantes traços criados pela artista Graciele Gavioli chamaram a atenção de professores, acadêmicos e visitantes que passavam pelo local. Agora, o espaço está sendo reformado, mas antes de iniciar as obras, a instituição prestou uma homenagem à artista.
Graciele foi convidada para uma visita à universidade, onde foi recebida pela gestão superior, que agradeceu pela contribuição para a identidade visual da UNIFEBE. “Sou grata pelo tempo que o trabalho ficou exposto. Os desenhos foram realizados em uma semana acadêmica e permaneceram por dez anos”, revela.
A pintura foi feita em 2012, após um convite da instituição a um grupo local de artistas visuais chamado “G13”, para desenvolver diversas intervenções artísticas no campus. Os rostos que ilustravam e identificavam os banheiros eram da própria artista e de um amigo. “O trabalho desenvolvido em alto contraste se chama ‘Olhares Furtivos’, um olhar de curiosidade sobre quem entrava nos banheiros”, relata Graciele.
Novos espaços
A retirada da parede de entrada dos banheiros do hall do Bloco A, onde estavam as pinturas, faz parte do projeto de revitalização do campus. No local, a instituição está realizando uma série de melhorias voltadas à acessibilidade e comodidade da comunidade acadêmica.
“Temos buscado sempre aprimorar a qualidade do ambiente acadêmico, levando em consideração não só aspectos funcionais, mas também a valorização da arte e da cultura local. A reforma dos banheiros será uma melhoria significativa para toda a comunidade universitária, tornando o campus mais acessível e agradável para todos”, afirma a professora Rosemari Glatz, reitora da universidade.