Crédito: Prefeitura de Guabiruba/Divulgação

Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio que ocorre durante todo o mês. Guabiruba, infelizmente, possui um histórico com vários casos de suicídio, e para isso, o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, acolhe pacientes que necessitam de ajuda no assunto.

O CAPS é um órgão que auxilia no tratamento de pessoas com transtornos mentais, problemas emocionais graves e viciadas em álcool e drogas. Os atendimentos são feitos com médico psiquiatra, psicólogo e também com oficinas terapêuticas, que são uma forma de acompanhamento intensivo ao paciente. As oficinas são atividades como yoga, artes, dança e artesanato.

A coordenadora do CAPS Keitty Moraes Borges aconselha a procura do CAPS. “O ideal é que todo mundo fique atento em casa. Qualquer comportamento com um ar de tristeza profunda que se perceber em um familiar ou em um amigo deve-se procurar ajuda para que a gente consiga prevenir e não acontecer nada de grave com essa pessoa”, sugere. Ela ainda aponta que a maioria dos pacientes foram direcionados ao CAPS pelas Unidades Básicas de Saúde, e por isso, irá realizar uma reunião com todos os funcionários das UBS do município para informar e instruí-los sobre o tema.

- Publicidade i -

Em caso de dúvidas a pessoa deve se dirigir ao CAPS na Rua Guabiruba Sul, nº 3574, ou telefonar para o 3308-3168.

Outra opção de ajuda é o Centro de Valorização à Vida (CVV) que é um serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio. A pessoa que busca amparo pode ligar a qualquer hora no número 188. Através do telefonema a pessoa conversa em sigilo absoluto. Também é possível buscar ajuda pelo site www.cvv.org.br.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow