Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Professor Arthur Wippel, em Guabiruba, criaram letras de músicas baseadas no ensino do conteúdo através da musicalização, um projeto das aulas de matemática, com a professora de reforço Eliane Werner Kohler. O projeto contou com a parceria dos oficineiros de música da Fundação Cultural, Rodrigo Kormann (Violão) e Lova Santos (Teclado e Prática Musical em Conjunto Livre), além de outros profissionais.
Rodrigo Kormann, realizou ajustes na composição e adicionou a melodia, resultando em uma música para utilização em sala de aula e aprendizado dos alunos.
“Sem essa parceria o projeto não teria acontecido. Quando falei sobre o assunto, os oficineiros da Fundação se prontificaram a criar as melodias. Isso prova que deu muito certo quando levei as músicas para a sala de aula, os alunos logo memorizaram e se divertem cantando”, afirma a professora Eliane.
“A parceria entre a Educação e a Cultura é algo muito legal e que fluiu bem. As crianças gostaram bastante e a experiência foi bem bacana. É sempre uma oportunidade de integrar a cultura em sala de aula e ter um resultado muito positivo”, afirma Rodrigo.
“Fiquei feliz em poder contribuir com a Educação através da música, que é meu ofício há mais de vinte anos. Essas estratégias de aprendizagem, além de proporcionar conhecimento de um conteúdo específico, neste caso a matemática, provocam e estimulam a criatividade, a escrita e as linguagens artísticas, neste caso a música”, considera Lova Santos.
O projeto contou com a participação de seis profissionais de educação e musicalização:
Música da tabuada de 2 – Emiliano D. De Souza
Música da tabuada de 3 – Larissa C. Staack
Música da tabuada de 4 – Volnei Menegazzo
Música da tabuada de 5 – Rodrigo Kormann (Fundação Cultural)
Música da tabuada de 6 – Lova Santos (Fundação Cultura)
Música da tabuada de 7 – Leandro Ribeiro de Mattos
O restante das músicas de tabuada estão sendo produzidas pela professora em parceria com os alunos e professores de música.