Formado em Guabiruba, o Alemão em Canto é um grupo com 12 anos de existência e conta, atualmente, com 32 integrantes. Sua pesquisa se concentra em músicas tradicionais da cultura germânica e tem como uma das fontes principais o livro “Das Volksliederbuch”, uma compilação de canções folclóricas criadas a partir do século XIV. Outra fonte são os livros de música editados que fazem parte do repertório de antepassados.
O coro é acompanhado por três instrumentistas (violão, acordeom e percussão) e estará realizando uma série de seis apresentações por bairros da cidade, por meio de projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.
Em relato publicado pelas historiadoras Sueli Petry, Ana Maria Moraes e o escritor Marcos Schroeder no livro digital Relações Brasileiras e Alemãs, “as principais contribuições dos imigrantes foram à ênfase na educação e a valorização da sua cultura”. Já que junto de seu navio, os “personagens que moldam essa história” criaram bases e “trouxeram na sua bagagem todo patrimônio cultural e que decisivamente influenciou a fisionomia econômica, social, administrativa e intelectual” das cidades onde se estabeleceram.
No inventário nacional alemão do Patrimônio Cultural Imaterial existem 34 registros, sendo que um deles refere-se à tradição de coros amadores que já existia no século XVIII. Cantar ainda continua sendo uma das mais preferidas atividades de lazer dos alemães. Atualmente existem cerca de 60 mil coros amadores que entusiasmam anualmente cerca de 60 milhões de pessoas.
Nesta apresentação intitulada “Guabiruba in Musik: Amor, Saudade e Alegria” o grupo traz no repertório canções voltadas à essas temáticas. Também serão feitas, entre as peças, explicações bilíngues (alemão – português) a fim de contextualizar e oferecer informações sobre as referências, História e relação com as temáticas. O recorte desses temas deve-se ao fato de serem recorrentes nas canções transmitidas pelos antepassados que se estabeleceram em Guabiruba e região. O projeto inclui ainda o recurso de intérprete de Libras na última apresentação. Todas as apresentações serão oferecidas gratuitamente ao público.
Datas e locais das apresentações:
07/08 – 19h30 – Local: Creche Tia Luísa (Rua Guabiruba Sul, 3451 – bairro Guabiruba Sul)
14/08 – 19h30 – Salão da Igreja Luterana – Lorena (Rua Lorena, 1320 – bairro São Pedro)
21/08 – 19h30 – Salão da Igreja Planície Alta (Rua Planície Alta, 3594 – bairro Planície Alta)
28/08 – 19h30 – Escola Germano Brandt (Rua Prefeito Carlos Boos, 2851 – bairro Aymoré)
25/09 – 19h30 – Salão da Igreja Luterana (Rua Holstein, 2011 – bairro Holstein)
03/10 – 20h – Fundação Cultural de Guabiruba (Rua Brusque, 1000 – bairro Centro)