Alunos da oficina de Teatro da Fundação Cultural de Guabiruba marcaram presença no 2° Festival de Teatro Estudantil de Brusque, que aconteceu entre 7 e 10 de novembro.
O Festival de Teatro Estudantil de Brusque surgiu com a intenção de proporcionar visibilidade e incentivar as criações teatrais desenvolvidas por grupos compostos por estudantes de escolas de teatro ou outras instituições educacionais localizadas no município de Brusque e região. Seu principal propósito é oferecer a oportunidade de apresentação em um palco de grande porte, bem como assistir a produções de colegas estudantes, promovendo assim um intercâmbio de experiências entre os grupos e impulsionando a prática teatral na região.
De acordo com a professora Tuany Fagundes, que acompanhou a produção de dois espetáculos, o festival foi de muito proveito. “A expectativa do grupo para o evento era grande. Nos preparamos semanas antes para as apresentações, onde tivemos que realizar adaptações de palco para ensaio. Foi uma experiência muito importante pra ter uma noção de como é o dia a dia de quem atua nos palcos com o teatro. Foi muito legal e interessante a troca de conversas que aconteceu após as apresentações” ressalta a professora.
Para Daivid Matias Krause, professor que coordenou o espetáculo infantil, a participação no festival foi de grande aprendizado. “Entramos em contato com diversos profissionais da área e a troca que temos de experiências e de propostas enquanto encenadores/professores é bastante rica. O frio na barriga é inevitável. O nervosismo faz parte de se colocar à frente de muitas pessoas, mas isso não impediu de as crianças participarem e de darem o seu melhor no palco”, pontua o professor.
Espetáculos realizados pelos alunos da Fundação no Festival:
Espetáculo – Crisálida
Nome do Grupo: Turma de Teatro Infantil
Sinopse: Um esquete emocionante revela a jornada das borboletas-monarca na América, contada através de imagens e sons envolventes. Enquanto amadurecem, as borboletas exploram questões de identidade e significado, culminando em uma incrível revoada.
Direção: Daivid Matias
Instituição: Fundação Cultural de Guabiruba
Espetáculo – Na Fresta do Medo
Nome do Grupo: Teatro Adolescentes
Sinopse: A partir de sonhos e temores pessoais, o grupo criou cenas ficcionais a partir de texto autoral e exercícios de improvisação. Diálogos improváveis, medos inesperados e um grito que não tem fim.
Direção: O grupo
Instituição: Fundação Cultural de Guabiruba
Espetáculo – Vênus
Nome do Grupo: Teatro Adulto
Sinopse: Provavelmente você já conhece a lenda do Dragão de Guabiruba, mas agora você está prestes a conhecer sua verdadeira história. Um novo olhar sobre uma lenda que perdura há décadas.
Direção: O grupo
Instituição: Fundação Cultural de Guabiruba
- Publicidade -