Para informar e conscientizar a população masculina sobre o Câncer de Próstata e os cuidados com a saúde do homem, todos os anos o mês de novembro é dedicado à prevenção e informação, por meio da Campanha Novembro Azul. Para marcar a data, o Instituto Maria Schmitt (IMAS) realizou no Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque, uma série de ações de conscientização para equipe interna e pacientes.
De acordo Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina brasileira, atrás apenas dos tumores de pele e mais de 71 mil novos casos da doença são estimados por ano, para o período entre 2023 e 2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.
O coordenador de hotelaria do IMAS/Hospital Imigrantes, Rosemar Pereira, conta que assim como no Outubro Rosa, as ações realizadas ao longo do mês de novembro impactaram todos que circularam pelo hospital. “Decoramos os corredores e distribuímos cartilhas informativas e lembranças. Também instalamos uma placa na área externa com a fitinha que simboliza o Outubro Rosa levando o Novembro Azul para uma consulta médica preventiva”, conta.
Rosemar ressalta ainda, a realização de uma palestra sobre o Novembro Azul, no dia 20, ministrada pelo médico urologista, dr. Rodrigo de Azevedo. “Os setores de Hotelaria e Assistência social, juntamente com o setor de Acolhimento e Psicologia foram os responsáveis por toda essa sensibilização, cuja palestra integrou as ações”, comenta.
Dr. Rodrigo destaca que as iniciativas que promovem a prevenção são cruciais, pois o câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre homens em todo o mundo. “Com o Novembro Azul busca-se desmistificar a ideia de que os homens devem ser resistentes a cuidados médicos, incentivando-os a realizar exames preventivos, como o PSA (Antígeno Prostático Específico – enzima com características de marcador tumoral presente no sangue) e o toque retal, essenciais para identificar precocemente possíveis problemas na próstata. Além disso, a campanha procura informar sobre os fatores de risco associados ao câncer de próstata, como idade avançada, histórico familiar, obesidade e má alimentação, estimulando a adoção de hábitos saudáveis e a busca por um estilo de vida mais equilibrado”, explica.
Para o diretor técnico do hospital, Dr. Fernão Araújo, é importante falar sobre prevenção, principalmente no que se refere a saúde dos homens, que costumam ser mais resistentes aos cuidados médicos.
“O acesso à informação é muito importante para que a população entenda e compreenda que o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata aumenta muito a chance de cura. A campanha Novembro Azul é realizada justamente para quebrar tabus e estimular os homens a cuidarem mais da sua saúde, especialmente da próstata, por meio de exames regulares, consultas médicas e hábitos saudáveis. A vocação do IMAS é cuidar e acolher, por isso nossa equipe é tão engajada nesta e em outras campanhas que promovem a saúde por meio da informação e prevenção”, frisa.