A nova escola do Lageado Baixo, em Guabiruba vai atender até 330 crianças nos dois turnos (matutino e vespertino). A construção, que está em andamento, fica em um terreno de 12.800 m², e vai oferecer uma estrutura pensada para promover o desenvolvimento integral dos alunos.
O projeto da Nova Escola foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura visando otimizar a utilização do terreno, incorporando uma rua interna na lateral direita. Essa rua não só fornece estacionamento público aos usuários, mas também conecta os principais blocos da escola, como o Bloco A (educacional) e o Bloco B (esportivo). A segurança foi uma prioridade na concepção do espaço, com taludes e contenções ao longo da lateral direita para proteger a área escolar.
Na frente do terreno, uma praça servirá como ponto de acesso amplo às dependências da escola, proporcionando uma experiência agradável aos moradores do bairro. A nova estrutura adota um design sustentável, considerando aspectos como conforto térmico-acústico e o reaproveitamento de águas da chuva.
A fiscal da execução, engenheira Fernanda C. S. Berto, explica o andamento da obra. “A obra, hoje, está na fase de acabamentos dos prédios e execução das estruturas externas, como pavimentações e cercamentos, com isso, encontra-se 65% concluída. A Fiscalização visita a obra todas as semanas, para verificar se a mesma está sendo executada com qualidade e conforme previsto nos projetos.”, ressalta.
Blocos Educacionais e Administrativos
O Bloco A, destinado à parte educacional, apresenta uma estrutura sólida de concreto armado, interligados por uma resistente cobertura metálica. Com uma capacidade inicial para 330 alunos, este bloco abriga 11 salas de aula, incluindo espaços dedicados à educação infantil, informática, biblioteca e reforço escolar.
A área administrativa/serviços inclui uma secretaria, sala de reuniões, sala dos professores, além de banheiros acessíveis e copa exclusiva para servidores. A área de ampliação está prevista para o futuro, permitindo a expansão de mais 2 blocos de salas de aula conforme a demanda cresce, totalizando uma área construída de mais de 1.000 m².
Bloco Esportivo e Recreativo
O Bloco B, dedicado às atividades esportivas, incorpora duas quadras descobertas, uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol juntamente com um campo de grama. O Bloco B térreo oferece vestiários, banheiros acessíveis, área de serviço e um espaço funcional, que pode ser adaptado para sala ou depósito, proporcionando versatilidade ao ambiente.
A nova escola foi projetada para ser um centro educacional dinâmico, fomentando o crescimento e a formação integral das crianças, além de se tornar um ponto de referência na comunidade de Lageado Baixo, Guabiruba.
O secretário de Educação Alfred Nagel Neto reforça o significado da obra. “É uma obra de fundamental importância para a Educação de Guabiruba, em especial para o bairro Lageado Baixo, que tem um crescimento considerável no número de moradores e, consequentemente, no número de alunos. Será uma escola moderna, que propiciará um ambiente favorável a uma Educação de qualidade.”, afirma.