Por volta das 11h deste domingo (4), o Corpo de Bombeiros de Guabiruba foi acionado para atender uma ocorrência de queda em trilha, no bairro Aymoré, em Guabiruba.
Ao chegar no local, os socorristas encontraram um homem que realizava atividade esportiva de moto bike, quando veio a sofrer queda na trilha, após colidir com um tronco de árvore que estava no meio do caminho.
Segundo relato da vítima, durante a descida da trilha ele bateu contra o tronco com a cabeça. Logo após, caiu no chão.
Os socorristas o encontraram em decúbito dorsal, consciente, orientado e referindo-se a fortes dores na região cervical posterior reagindo ao toque, dores na região da escápula no lado esquerdo do corpo, dores na região do tórax e lombar e edema na região frontal do crânio.
O esportista também apresentava sudorese e palidez. Ele relatou aos socorristas que apresentou perda da consciência por um breve período.
O atendimento
A vítima recebeu atendimento pré-hospitalar no local pelos Bombeiros, onde foi preservado o controle e estabilização da coluna cervical e vertebral. Com cautela, a vítima foi estabilizada em maca rígida, com utilização de colar cervical e foi realizada a aferição de seus sinais vitais.
De acordo com os socorristas de Guabiruba, pela situação delicada da vítima foi solicitado o apoio do Arcanjo 03, para avaliação e cuidados médicos pela equipe médica do helicóptero.
Deste modo, após a retirada do esportista do local remoto na trilha onde aconteceu a queda, ele foi avaliado pelo Médico de Voo.
Após avaliação e estabilização da vítima no interior do ASU 126, foi realizado o deslocamento com cautela até a aeronave Arcanjo 03 e transferência para o Hospital Azambuja, em Brusque, para cuidados médicos.