Foto: Vanessa Fagundes

Em comemoração alusiva ao Dia Nacional do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro, o Conselho Municipal de Turismo promoveu no último sábado (28), uma programação especial com o City Tour Viva Guabiruba.

Sob a orientação da guia de turismo Bianca Lemos, o grupo de cerca de 15 pessoas pôde conhecer mais de perto alguns dos inúmeros pontos turísticos principais que caracterizam a cidade, ajudam a alavancar a economia local,  por suas características únicas e tão significativas para Guabiruba, bem como fazem parte da história do município.

Além de passarem pela zona industrial e poderem observar um dos setores mais fortes do município, o grupo pôde conhecer de perto a Guaba, a única fábrica da cidade atualmente que utiliza os elementos de Guabiruba na confecção de suas peças, com nomes e fotos de pontos turísticos, por exemplo, sempre com o objetivo de destacar os valores e as belezas da cidade.

- Publicidade i -

Mais adiante, o grupo também conheceu a Rota do Chocolate de Guabiruba, que conta com três fábricas, as quais produzem diversos tipos de chocolates, inclusive uma delas produz desde o grão do cacau até a barra encontrada na prateleira.

Foto: Vanessa Fagundes

Entre os participantes estava a representante do Conselho Municipal de Turismo de Guabiruba, Cláusia Regina Boos, que enalteceu a iniciativa e falou sobre a importância que ações como essa têm para quem coloca o município no roteiro de viagens, bem como para os próprios moradores da cidade.

“É muito fundamental fazermos uma ação como essa aqui hoje. Poder conhecer mais de perto as belezas que o nosso município possui é extremamente importante para fortalecer a cadeia que envolve todo o turismo. Mas isso não envolve somente as pessoas que estão de passagem pela nossa cidade, mas também os moradores de Guabiruba para que eles possam ter essa noção de como o turismo pode ser uma economia para a cidade. É importante que todos saibam como atender o turista e também quais são os locais de visitação. Hoje estamos fazendo um tour de meio dia, de apenas 4 horas, mas temos atrativos que podemos passar até uma semana visitando. Então, eu vejo essa iniciativa muito relevante para a cidade, e também para pensar que Guabiruba é muito grande para a área do turismo”, afirmou.

Foto: Vanessa Fagundes

Além de fomentar o turismo de compras, destacando os destinos conhecidos por oferecer uma variedade de produtos a preços competitivos, o City Tour Viva Guabiruba também destacou o turismo cultural, com paradas que puderam enaltecer potencialidades das tradições dos locais, como patrimônio histórico, arte e gastronomia, por exemplo.

O grupo fez uma parada na Praça Theodoro Debatin, localizada na rua Brusque, na área central da cidade, onde puderam aprender sobre o contexto histórico, da mesma maneira acerca da tradição do Pelznickel, uma vez que o local possui uma estátua do “Papai Noel do Mato”. Outro ponto marcante que o grupo pôde conhecer, foi a obra de Wilson Nenen, na Fundação Cultural de Guabiruba. No local, o artista mostrou a história da cidade através do grafite com a lenda do Dragão de Guabiruba, o Pelznickel, a Christkindl, São Nicolau e o Morro do São José.

Além de Cláusia, a moradora de Blumenau Michelli Fiegenbaum, se deslocou para Guabiruba para participar do evento. Como integrante do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, uma entidade sem fins lucrativos que atua no setor de turismo e eventos, ficou encantada com a riqueza de possibilidades que a cidade possui.

Foto: Vanessa Fagundes

“Achei muito interessante realizar essa atividade alusiva ao Dia Mundial do Turismo. Tenho uma lista grande com todas as cidades no Vale Europeu para visitar, fazer a inclusão da visitação dentro da nossa entidade, o Convention, e Guabiruba não era uma das principais na minha lista, e com essa oportunidade afirmo que pulou várias casinhas em relação às outras cidades que eu deveria visitar antes. Então a ideia foi super interessante para trazer essas pessoas que não conhecem e também para que seja possível conseguir divulgar, tanto na região, quanto incluir nas ações que queremos levar esse Vale Europeu para o Brasil inteiro”, declarou.

Por fim, o grupo ainda pôde desfrutar do turismo gastronômico da cidade, onde o foi possível saborear a tradicional cuca, torta de origem alemã, que é registrada como patrimônio imaterial do município.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow