Na noite desta sexta-feira, 6 de dezembro, o Dia de São Nicolau, a Sociedade do Pelznickel deu início à sua 12ª temporada, abrindo as portas da Pelznickelplatz em Guabiruba (SC), reconhecida como a capital catarinense do Pelznickel.
A programação incluiu a aguardada abertura da Casa do lendário – e temido – Papai Noel do Mato, um dos maiores símbolos da tradição local. O destaque da noite foi o Desfile de São Nicolau, que percorreu as ruas da cidade, convidando moradores e visitantes para celebrarem juntos essa herança cultural.
A tradição, trazida pelos imigrantes europeus em 1860, segue viva e encantando adultos e crianças, reforçando o espírito comunitário e a valorização das raízes culturais de Guabiruba.
Rodrigo Nunes Marques, pai do pequeno Miguel (8) manteve a tradição da família e pela terceira vez foi o primeiro da fila a entrar na Pelznickelplatz, que recebeu os visitantes a partir das 19h.
Os dois chegaram às 17h15 ansiosos para reencontrar os Papais Noéis do Mato. “O Miguel levantou de manhã já procurando a camisa do Pelznickel. Veio uniformizado. Desde 2021 chegamos cedo. Este é o terceiro ano que somos os primeiros a visitar a Casa mais famosa da Guabiruba no Natal”, conta Rodrigo. “Quando crescer quero ser Pelznickel”, emenda Miguel, que adora assistir vídeos dos Pelznickels no YouTube.
A engenheira civil Pamela Adryan, que é paraense e mora em Brusque há seis anos, veio com o pai conhecer a tradição. “Estou deslumbrada. Todos os lugares aqui são como se eu estivesse em outro lugar do mundo, voltando à época onde existia essa cultura. É muito diferente do que eu imaginei. Achei que só iria ficar assustada. Vocês cuidarem dessa cultura, desse movimento que é o Pelznickel, é incrível. Para mim foi uma experiência maravilhosa”, afirma.
Programação cultural
Além de visitar os personagens Natalinos na Pelznickelplatz, os visitantes podem aproveitar dois finais de semana de atrações culturais, incluindo apresentações musicais, bandas tradicionais e o Grupo Terno de Reis Camelos de Belém.
“Temos novamente toda a estrutura de gastronomia e esse ano a novidade é o chope exclusivo do Pelznickel. Mas com certeza a atração principal é entrar na Platz, passar pelas estação das cartinhas, pelo São Nicolau, que é a origem do nosso Natal. Passar pelo presépio, depois conhecer a Casa, tomar um café com a Oma, conversar com o Sackmann (homem do saco) e no final do trajeto passar pelos Pelznickelz, que por conta do calor estão muito bravos hoje”, brinca Vandrigo Kohler, presidente da Sociedade do Pelznickel.
Ele reforça o convite para que moradores e turistas vivam a magia do Natal em Guabiruba. “Aqui temos o Natal mais tradicional do Brasil, feito com muito carinho para receber a todos. Estamos de braços abertos para compartilhar nossa cultura e nossas histórias”, ressalta o presidente.
Serviço
Pelznickelplatz 2024
Local: Rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes, Guabiruba (SC)
Ingressos: R$ 10 (crianças até 12 anos não pagam)
Acesso gratuito à praça de alimentação e as atrações musicais
Sábado, 7 de dezembro
19h abertura
19h Coral Canto Alemão
20h Kit Lang
22h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
23h Encerramento
Domingo, 8
17h Abertura
18h Fabio Baron
20h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
21h Encerramento
Sexta-feira, 13 de dezembro
19h abertura
19h Grupo Musicoterapia Gute Freunde
20h Silvano Baron
22h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
23h Encerramento
Sábado, 14 de dezembro
19h abertura
19h Dupla Fran e Davi
22h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
23h Encerramento
Domingo, 15
17h Orquestra
18h30 Alex
20h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
21h Encerramento