Guabiruba irá inaugurar em setembro um novo sistema de produção de água tratada. O projeto, desenvolvido pela concessionária Guabiruba Saneamento, consiste em uma nova captação de água bruta e uma estação de tratamento, com investimentos superiores a R$ 13 milhões.
A nova infraestrutura deve dobrar a capacidade de tratamento e fornecimento de água do município, visando atender a demanda atual e o crescimento da cidade. O projeto faz parte do plano de investimentos previsto no contrato de concessão de 30 anos firmado entre a prefeitura e a empresa.
O aumento na capacidade de produção também permitirá a conexão de áreas que, até então, não eram interligadas ao sistema. A concessionária informa que os moradores dessas áreas serão comunicados e passarão a ser cobrados pela disponibilidade do serviço, conforme previsto em lei. Essa tarifa é cobrada mesmo sem consumo, para cobrir os custos de manutenção da infraestrutura.
Com o novo sistema, a empresa iniciará a expansão do abastecimento para novas ruas, com obras previstas para os bairros Guabiruba Sul, São Pedro, Aymoré e Imigrantes.
Segundo a concessionária, as primeiras ruas a serem atendidas são Carlos Goertimann, Soni Baumgartner, Paulo Schork, Jair João Becker, no bairro Guabiruba Sul, SPD 011, Holstein, Augusto Meiring, Willy João Dietrich no bairro São Pedro, Zezo Gums no bairro Aymoré, e IMI 006, no bairro Imigrantes.
Para o gerente da Guabiruba Saneamento, Guilherme Marques, o investimento busca garantir um serviço de qualidade hoje e pelas próximas décadas. “Investir em saneamento é investir em saúde, desenvolvimento e no futuro de Guabiruba. Essa obra é um marco e reforça nosso compromisso com a população, garantindo um serviço de qualidade hoje e pelas próximas décadas para as futuras gerações”, destaca.