Crédito: Unifebe/Divulgação

Com o objetivo de orientar sobre exercícios para o aumento do condicionamento físico e para a prevenção de futuras lesões, os acadêmicos da 4ª e 6ª fase de Educação Física do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolveram na quarta-feira, 20, uma atividade com os profissionais do Corpo de Bombeiros de Brusque.

A fim de realizar a Prática como Componente Curricular (PCC), os acadêmicos foram até a guarnição do Corpo de Bombeiros para demonstrar algumas atividades que podem ser realizadas no espaço e com os aparelhos que eles têm à disposição.

De acordo com a professora da disciplina de Emergências e Lesões em Educação Física, Aline Bernardes de Souza, os bombeiros são profissionais que precisam de bom condicionamento e preparo físico, mas não possuem um profissional na guarnição que os acompanhe rotineiramente em suas práticas físicas, ou que os oriente adequadamente.

- Publicidade i -

“Apesar de alguns bombeiros serem formados em Educação Física, eles não conseguem instruir todos os colegas. Nesse sentido, nossos acadêmicos ensinaram sobre postura e movimentos corretos durante a prática do exercício, o número de repetições de cada exercício, e a importância de um aquecimento inicial”, explica Aline.

Enquanto sanavam suas dúvidas, os profissionais solicitaram exercícios específicos para o fortalecimento dos membros superiores, inferiores e coluna vertebral. “Foi o momento de nossos alunos porem em prática seus conhecimentos, levando em consideração o perfil específico do profissional que eles estavam orientando”, ressalta Aline.

Além das instruções e demonstrações de exercícios, os acadêmicos produziram materiais impressos para serem inseridos no mural da guarnição, e servirem de orientações durante as práticas físicas.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow