Apesar de assumir a pasta de Planejamento Urbano e Infraestrutura em agosto de 2019, Jethro Mouzes Cordeiro de Barros Silvestre já tinha conhecimento sobre os principais projetos desenvolvidos pela pasta por atuar no setor de convênios e captação de recursos da Prefeitura, trabalhando na gestão Matias e Zirke há três anos.
Em 2020, o secretário terá à frente o cumprimento de dezenas de projetos importantes, como construções, pavimentações e manutenções em prédios e malha viária do município, além do Plano de Mobilidade Urbana para Guabiruba.
Guabiruba Zeitung: Quais as principais ações desde que assumiu a pasta?
Jethro Silvestre: O meu principal desafio foi assumir a Secretaria. Por mais que eu já estivesse dentro do governo, cada órgão é independente, então assumir a pasta de Planejamento Urbano e Infraestrutura foi um grande desafio e vem sendo um período de muito aprendizado.
A maior prioridade do governo são as pavimentações, que têm uma ligação direta com a Secretaria de Planejamento. Com isso, estamos focados nos projetos de mobilidade urbana, infraestrutura e construção. Dar conta de toda esta demanda é a nossa principal meta, além de diversos outros projetos que já devem sair em 2020 e nossos servidores estão trabalhando em carga dobrada para dar conta de toda a demanda.
GZ: Quais as principais ações de 2019 e metas para 2020?
JS: Pretendemos trabalhar na execução da pavimentação da rua Prefeito Carlos Boos, no bairro Aymoré, e rua Guabiruba Sul, bairro de mesmo nome. Tenho orgulho de dizer que todo o projeto foi realizado dentro da Prefeitura de Guabiruba, através de servidores e engenheiros que desenvolveram todo o projeto, o mérito é deles. Além de obras de pavimentação, drenagem, ciclofaixas e arborização. As vias Prefeito Carlos Boos e Guabiruba Sul são os dois carros chefes que temos como prioritários em 2019/2020.
Também trabalharemos no projeto de construção da cobertura da quadra da Escola Ludovico Fuckner, que já está licitada, cobertura da quadra da Escola Edeltrudes Wippel que está em fase final. Além da construção do prédio da nova Policlínica e ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro Lageado Baixo.
GZ: Sobre o Plano de Mobilidade Urbana, quais as metas da secretaria?
JS: Estamos focando prioritariamente na manutenção e edificação de uma malha viária que seja suficiente para suportar um transporte público coletivo com eficiência, o que nós não temos hoje, pois somos dependentes de Brusque.
Estamos preparando uma malha viária para isso e em paralelo temos todas as vias de mobilidade urbana que iremos trabalhar mais a fundo em 2020, já desenvolvemos alguns preparativos em 2019 e em janeiro de 2020 mergulhamos fundo no Plano de Mobilidade Urbana, que traz uma série de exigências do Governo Federal e Ministério Público, para que toda a cidade tenha o seu plano e para que consigamos traçar linhas para que o município cresça de maneira ordenada.
Os índices de crescimento da população tem dobrado, com isso cresce também os problemas de mobilidade. Se não começarmos a pensar no futuro podemos ter problemas como os de cidades vizinhas à nossa. Então, esperamos aprovar o projeto até o fim de 2020. Quero finalizar meus trabalhos na pasta com o plano de mobilidade aprovado e que ele realmente seja um plano funcional que venha servir para Guabiruba ao longo de 10 a 50 anos.
GZ: Algum projeto prestes a ser executado?
JS: Guabiruba Sul e Aymoré são projetos de extrema importância, pois essas vias estão em situação precária. Em paralelo a isso estaremos finalizando as obras do programa Avançar Cidades, uma outra malha viária que estamos trabalhando já pensando no transporte coletivo, são duas obras de pavimentação que daremos prioridade.
Para não falar apenas de pavimentação, nós temos a licitação da construção da Escola João Jensen, uma grande obra que a comunidade espera e que já entregamos os projetos e documentos necessários para a licitação. É algo que a comunidade espera a muito tempo e que vai sair do papel neste início de 2020. Também estamos trabalhando na obra da nova Policlínica.
GZ: Qual a expectativa para o último ano de governo?
JS: Nossa expectativa é meter a mão na massa e finalizar o máximo de projetos possíveis. São nossos anseios junto à comunidade, que vem diariamente em nosso balcão para resolver os problemas e pretendemos continuar com esse atendimento em excelência em 2020. Todo cidadão tem o direito de ser bem atendido e é nisso que vamos focar.
GZ: Tem planos de continuar na administração pública?
JS: Não crio grandes expectativas para além de 2020 agora, estou focando nas metas de curto prazo que é finalizar os projetos que estão em andamento e planejados para 2020. Quem sabe em meados de setembro eu possa responder essa pergunta com mais clareza.
Saiba quais as competências da Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura
É competência da pasta o planejamento operacional e a elaboração de projetos de obras públicas, abrangendo construções, reformas, abertura e manutenção de vias; controle e fiscalização das atividades das empresas concessionárias de serviços públicos; implantação e manutenção do sistema de sinalização, apoio do trânsito e ao transporte urbano; implementação e fiscalização relativa ao uso, ocupação e parcelamento do solo de acordo com o Plano Diretor, conservação e uso dos equipamentos urbanos públicos, exame e fiscalização de projetos de obras e edificações; fornecimento e controle da numeração predial; identificação e emplacamento dos logradouros públicos; atualização e manutenção do sistema cartográfico municipal; autorizações para estabelecimento de comércio, serviços e indústria, de acordo com o plano diretor do município; combate às várias formas de poluição do ar, das águas, sonora e visual; planejamento operacional; formulação e execução da política de preservação e proteção ambiental do município; combate à poluição a elaboração de projetos arquitetônicos, paisagísticos e de jardinagem e outras atividades correlatas.