Foto: Suelen Cerbaro/Guabiruba Zeitung

Embalados por música, vinho, história das famílias italianas narradas por Marcelo Carminatti, foi realizada na manhã de sábado, 29, a 3ª edição da Sfilata del Vino. O evento serviu para divulgar a 10ª edição da Festa Italiana, que será no dia 21 de março no Santo Antônio, bairro Lageado Alto e local onde se instalaram os italianos ao chegarem na região de Guabiruba.

História é levada para o desfile

Para os mais idosos, a festa traz doces lembranças de seus pais e avós, que mantinham vivos os sotaques e tradições oriundas da Itália. Para os mais novos, um tributo aos nonos e nonas, que ainda estão aqui, e aos que partiram, como é o caso de Celina Pontalti, que trabalha há quatro anos na organização da Sfilata.

- Publicidade i -

A nona de Celina, faleceu poucos meses após a edição do ano passado. “Eu lembro que ela queria muito, muito ir ao desfile e participar da festa. Chegou até a dar entrevista, mas faleceu meses depois”, conta. Olga e Pedro Pontalti, os dois falecidos, são os avós de Celina, que serão homenageados na 3ª Sfilata del Vino. Cerca de 15 pessoas dos “Pontalti” devem participar do evento, que se tornou uma homenagem da família aos nonos.

“O que melhor seria para homenagear eles que não este desfile? A nossa gratidão para com nossos antepassados imigrantes italianos, todo o trabalho deles e sofrimento, mas boas lembranças, ensinamentos, saudade das velhas histórias que eram contadas na hora do jantar quando a família estava reunida, saudade daquela casa barulhenta quando todos se reuniam e queriam falar ao mesmo tempo (porque italiano quando fala… xacramenta)”, brinca Celina. 

A família da empresária Malu Giusto é oriunda do Norte da Itália, da cidade de Treviso, cuja capital é Veneza e veio, primeiramente, para a cidade de Caxias do Sul, em 1875. Malu, transmite as histórias contadas por seus familiares que vieram da Itália fugidos de uma crise agrária que assolava a Europa na época. “Atraídos por promessas de uma vida melhor, eles se davam conta somente quando desembarcavam de que haviam chegado a um lugar desabitado e sem estrutura para recebê-los. Era preciso começar tudo do zero. Percorreram longos trajetos a pé e de trem partindo do porto da cidade de Gênova com filhos a tiracolo e pertences reunidos em baús  de madeira e trouxas de pano”, relembra ela, que mora no Aymoré e tem cidadania italiana.

Este ano foi a primeira vez que a família Giusto participou da Sfilata del Vino de Guabiruba. “Nossa homenagem vai para os nossos pais, Maria Eliza Giusto e Hiloi Giusto que sempre preservaram a tradição italiana com muito orgulho, fé e devoção aos santos italianos. Família de comerciantes. Encontraram terra barata e muito trabalho na serra gaúcha. Participar do desfile sendo de outro estado é uma grande honra para a nossa família e também para a nossa cidade”, enfatiza.

Santino Pavesi, 81 anos, e Francisca Pavesi, 74 anos, também participaram pela primeira vez da Sfilata Del Vino, sendo homenageados por seus familiares. Daniela Pavesi, neta do casal, traz um resumo da vinda de sua família para o Brasil. “O primeiro registro do sobrenome “Pavesi” é de 1583 na cidade de Vêneto que fica na região da Lombardia, norte da Itália. Os primeiros Pavesi que chegaram ao Brasil foi em 1896 em Minas Gerais. Nossos antecedentes chegaram em Itajaí em 1890. De Itajaí vieram a Brusque onde receberam um lote de terra na localidade onde hoje é conhecida por Botuverá. Eles viviam do extrativismo da madeira e plantação de grãos para subsistência” enfatiza.

A história se mantém viva na família porque até a geração do nono de Daniela, a família vivia do transporte e extração de madeira. “O nono Santino Pavesi fazia o transporte da madeira da serraria até o rio, e o sogro de Santino, Francisco Vanelli, fazia a condução da madeira no rio. No dia 06 de Maio de 1980 a família deixou de plantar fumo em Botuverá e veio para Guabiruba onde residem no mesmo local até hoje”, finaliza. Santino e Francisca Pavesi têm cinco filhos, oito netos e uma bisneta. 

Cerca de 200 pessoas percorreram o Centro da cidade levando o nome e a trajetória de vida das famílias Pontalti, Giusto, Pavesi, Razera, Comper, Stedile, Ponticelli e Dalbosco. A Sfilata del Vino e a Festa Italiana são organizadas pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG) e tem o apoio da Associação Visite Guabiruba (Avigua) e Prefeitura Municipal.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow