Oficialmente no dia 20 de janeiro a Prefeitura de Guabiruba iniciou a construção da nova Escola Reunida Municipal João Jensen, situada na rua Holstein, bairro São Pedro. A obra é avaliada em mais de R$ 2 milhões e deve atender cerca de 250 estudantes. A nova unidade será nos fundos da antiga estrutura, no mesmo endereço.
Segundo o secretário de educação, Alfred Nagel Neto, o professor Fred, a construção de um novo prédio é necessário, mediante a precariedade do antigo. “Justamente em virtude da antiga estrutura estar muito comprometida, a gente teria gastos elevadíssimos para fazer uma reforma e optamos por fazer uma nova construção. É mais simples e ficaria uma obra melhor do que ter esses gastos elevados na reforma de uma escola antiga, que continuaria antiga”, explica o educador.
O novo educandário vai contar com seis salas de aulas, duas delas para a educação infantil com banheiros, cozinha, sala de informática, refeitório e parque infantil, uma ala administrativa com diretoria, secretaria e sala dos professores e outra área para serviços com lavanderia e depósito, além de uma estrutura preparada para a construção de um segundo andar futuramente, caso seja necessário, segundo o secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Jethro Silvestre.
“É uma obra de 840m² com todo um sistema de acessibilidade. Toda estrutura contempla ainda um bloco administrativo. Também temos o bloco de serviços já com banheiros acessíveis, além de uma previsão de plataforma elevatória, se um dia vier a construir um segundo andar nessa estrutura, ela já tem a previsão de uma plataforma elevatória caso tenha alguém com alguma necessidade que possa vir a utilizar esse serviço”, explica Jethro.
O período de construção é previsto para dez meses, apesar dos contratempos climáticos a Secretaria mantém o prazo para a inauguração do educandário, programado para dezembro deste ano. “Nós dependemos do clima, que nas duas últimas semanas não tem nos ajudado muito, tanto para as pavimentações quanto para as construções, mas em dezembro pretendemos entregar, cumprindo o nosso cronograma”, enfatiza Jethro.
Apesar de estar no mesmo terreno que a atual estrutura, Jethro reforça que a nova escola será construída do zero, com a intenção de não atrapalhar o ano letivo. “É uma obra de aproximadamente 840 m², construídos do zero. Nós não estamos mexendo na parte da frente para não afetar a rotina do educandário já existente, até porque não há necessidade de interferir nas aulas, temos plena capacidade de construir um novo educandário sem interferir na rotina escolar”, finaliza.
[…] andamento desde janeiro, as obras da Escola João Jensen, na localidade Holstein, bairro São Pedro, devem ser concluídas até novembro de 2020. Seu projeto […]