Olá, tudo bem com você?
Meu nome é Márcia, e venho aqui falar em nome da GM Academia, aqui da cidade de Guabiruba, para mostrar um pouco do que estamos enfrentando.
No início do decreto de proibição das atividades nas academias, no dia 18/03/2020, nós estávamos tranquilos. Entendemos que as medidas tomadas foram para a prevenção e o bem-estar de todos, e concordamos em parar, já que promovemos saúde ao cidadão guabirubense. Nossos professores, encaminharam treinos para os alunos fazerem em casa, porém, não estavam junto aos alunos para corrigir os exercícios, a fim de evitar possíveis lesões.
O que era para ser uma parada de uma semana, se transformou em duas, três, e agora dois meses.
Agora, me pergunto: O que faço com meus colaboradores? Com nossos alunos?
Só em nosso município, temos SETE academias, no estado são 3.060. Todas estas academias empregam 46.010 profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Massoterapia, Recepcionistas, e Serviços Gerais. Que possuem renda fixa e sustentam suas famílias com o ganho da academia. Sem o funcionamento das academias, estarão sendo afetados 161.931 familiares e 2,48 milhões de alunos. Isto equivale a 37% de todo nosso estado.
Em nossa empresa sempre zelamos pelo cuidado um do outro. Pela atenção e importância com o outro. Eu, como microempresária, me vejo impossibilitada de continuar pagando o mesmo salário para meus funcionários, mas também não quero de nenhum modo demiti-los. Estou em uma corda bamba que só tende a pender. Não sei o que fazer.
Muitos alunos nos encaminham mensagens relatando que estão com dor, que necessitam voltar a praticar exercícios físicos. Temos alunos com patologias de coluna, ombro, joelho. Alunos que não podem fazer exercícios sem o profissional do seu lado orientando.
Entendemos que devem ser seguidas normas de segurança a fim de evitar a propagação do Covid-19, por isso, estamos dispostos a seguir rigidamente a estas regras. Mas, para isso, precisamos da liberação do Governador. Não somos inimigos no combate ao Coronavírus, mas sim, auxiliares na prevenção, já que o exercício físico melhora o sistema imunológico, autoestima e bem-estar de todos os seus praticantes.
Fica no ar: Qual o embasamento científico que o Sr. Governador está utilizando para retirar o direito de trabalhar destes profissionais de uma área tão importante como a saúde?