Antes de assumir o Poder Executivo, João Baron foi vereador no período de 1970 a 1973, também vice-prefeito de Ivo Fischer entre 1973 e 1977. No dia 15 de novembro de 1976 foi eleito Prefeito Municipal de Guabiruba, tomando posse no dia 1º de fevereiro de 1977, exercendo o seu mandato até o dia 31 de janeiro de 1983.
Entre as principais realizações, está a construção do prédio da Prefeitura Municipal na rua Brusque, a construção do Hospital e Posto de Saúde, localizados na rua 10 de Junho. A instalação das Agências Bancárias do Bamerindus e Banco do Estado de Santa Catarina (BESC). Em seu mandato, foi construída as pontes Francisco Gartner, no bairro São Pedro, Ricardo Gums, no bairro Aymoré e Henrique Schaefer, no início da rua Guabiruba Sul, todas em concreto armado. Adquiriu dois caminhões caçamba movidos a óleo diesel, além da continuidade às obras de pavimentação com paralelepípedos na rua 10 de Junho e Brusque. Por meio de verba advinda do Governo do Estado adquiriu uma ambulância que foi destinada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guabiruba.
Na área educacional implantou o Jardim de Infância Cirandinha, instituiu o ensino de segundo grau no Colégio Professor João Boos, construiu quatro salas de aulas e dependências na Escola Básica Professor Carlos Maffezzolli, além da construção das escolas municipais de Varginha, Lageado Alto e Santo Antônio. Baron também celebrou convênio com a Secretaria de Educação do Estado para a reforma geral do prédio da Escola Básica Professor João Boos e firmou convênio com a Ação Comunitária para a construção da quadra de Esportes Polivalente da Sociedade Recreativa Guabirubense.
Biografia
João Baron, filho de Luiz Baron e Thereza Baron, nasceu no dia 21 de setembro de 1940, na cidade de Brusque. Começou sua educação formal na atual Escola Básica Professor Carlos Maffezzolli, no bairro São Pedro. Cursou o Ginásio Normal Ministro Raul Schaefer entre 1965 a 1968. No ano de 1978 se matriculou no Colégio Professor Carlos Boos, formando-se no ensino de segundo grau. Antes de iniciar sua carreira política, Baron era industriário e posteriormente frequentou o Curso de Veterinária na Defesa Sanitária Animal, na cidade de São José, em Santa Catarina.No dia 05 de fevereiro de 1972, se casou com Ilona Schweigert, tendo os seguintes filhos: Miriam Terezinha, Marina e Milena.
Iniciou sua educação formal na atual Escola Básica Professor Carlos Maffezzolli, no bairro São Pedro. Cursou o Ginásio Normal Ministro Raul Scheffer entre 1965 a 1968. No ano de 1978 se matriculou no Colégio Professor Carlos Boos, formando-se no ensino de segundo grau.
João Baron é o último prefeito da linha histórica que não está mais vivo.