Somente na madrugada desta quarta-feira, 1º, é que o Corpo de Bombeiros de Guabiruba pôde contabilizar os estragos, causados pelo ciclone que afetou diversos municípios catarinenses.
Ao todo, foram 12 chamados, sendo cinco para auxílios de entrega de lona em residências parcialmente destelhadas, quatro cortes de árvores caídas em via pública, obstruindo totalmente a passagem dos veículos, além de uma vistoria em posto de combustível para averiguação e isolamento e dois auxílios para isolamento de via pública em decorrência de fiação elétrica de média tensão caídas ao chão. Não houve relatos de vítimas feridas. Confira os detalhes das ocorrências.
Destelhamento na rua Ernesto Bianchini
Os socorristas de Guabiruba atenderam ao chamado de um destelhamento na rua Ernesto Bianchini (defronte a empresa Irmãos Hort), no bairro Rio Branco, em Brusque por volta das 16h.
Parte da estrutura metálica do telhado foi destelhado de uma empresa situada na rua, que durante os fortes ventos foram arremessados sobre a via pública e também postes da rede elétrica deixando a via totalmente obstruída. O local foi sinalizado ficando aos cuidados da Guarda de trânsito.
Quedas de árvores na rua Prefeito Carlos Boos
Três árvores de grande porte caíram sobre a rua Prefeito Carlos Boos, no bairro Aymoré, em Guabiruba, além de parte da rede elétrica causando obstrução total da principal via do bairro, os socorristas foram chamados por volta das 17h. As árvores foram removidas e o trânsito liberado.
Já por volta das 20h30 o Corpo de Bombeiros atendeu outro chamado de queda de um galho de araucária, sobre a fiação da rua Prefeito Carlos Boos. Após orientação a guarnição retornou a base.
Queda de árvore na rua Alberto Reichert
Uma árvore de grande porte caiu sobre a rua Alberto Reichert, no bairro Aymoré, causando obstrução total da via. O Corpo de Bombeiro atendeu ao chamado por volta das 18h30. A árvore foi removida e o trânsito liberado.
Destelhamento na rua Gruenerwinkel
O Corpo de Bombeiros de Guabiruba também atendeu a um chamado de destelhamento parcial de uma residência com telhado de fibrocimento (Eternit), na rua Gruenerwinkel, bairro Aymoré. A ocorrência foi por volta das 19h. Foi disponibilizado lona para a cobertura do imóvel.
Destelhamento na rua Orlando Boos
Também por volta das 19h, quatro residências da rua Orlando Boos, bairro Aymoré, tiveram destelhamento parcial do telhado de telhas de barro. Foram disponibilizados lona para a cobertura dos imóveis.
Queda de poste de Luz
Um poste de luz ficou inclinado por sobre a rua Gruenerwinkel, no bairro Aymoré, deixando assim a fiação elétrica de alimentação de uma residência dependurado sobre a via. O Corpo de Bombeiros esteve no local por volta das 19h30. Foi realizado o isolamento do local até a chegada da Celesc.
Árvore caída na rua Sibéria
Com a queda de uma árvore na rua Sibéria, bairro Aymoré, a fiação de telefonia ficou dependurada sobre a via, além de outras três pequenas árvores caídas em via pública, obstruindo parcialmente a via. O Corpo de Bombeiros esteve no local por volta das 20h. As árvores foram removidas e a fiação foi colocada ao lado da via.
Queda de telhado em Posto de Combustível
Por volta das 20h30 o Corpo de Bombeiros atendeu uma queda da estrutura e cobertura de um posto de combustível, situado na rua Guabiruba Sul, bairro de mesmo nome. Além da estrutura e do telhado, as bombas também apresentavam avariais. O local foi isolado por segurança.
Queda de árvore na rua Cristiano Albrecht
Foi registrado, por volta das 23h uma queda de uma árvore de médio porte, sobre a fiação elétrica da rua Cristiano Albrecht, bairro São Pedro. A fiação permanecia energizada. O local foi isolado e a Celesc informada.