A Livraria e Papelaria Só Festas está de aniversário. São 25 anos de história no coração da rua 10 de Junho, nº 401, no Centro de Guabiruba. História construída com quem idealizou a loja e com os diversos clientes que são um importante pilar de sustentação desse empreendimento, idealizado em 1995.
O mundo colorido dos livros, cadernos, canetas, lápis e diversos outros artigos de livraria e papelaria nasceu como a primeira loja de brinquedos de Guabiruba. Em outubro de 1995, as irmãs Nirma, Nivea e Rosana Maffezzolli abriram as portas da loja no Edifício Leonida Maffezzolli, onde até hoje é a Só Festas.
O prédio leva o nome da mãe das três irmãs e foi um presente do pai Damião Meffezzolli, que incentivou as filhas a abrir o próprio negócio. Tempos depois, com a ampliação do espaço, a Só Festas começou a vender material escolar e de escritório, livros e revistas.
Margarete Wippel, a Magui, conta que ainda criança visitava muito a loja, comprava muitas revistinhas e canetas e sempre foi apaixonada por artigos de papearia e livraria. Naquele período, no entanto, não imaginava que se tornaria a proprietária do espaço.
Desde os 18 anos, Magui trabalhava com vendas e após dez anos atuando como funcionária em uma loja de celulares da cidade, foi trabalhar como vendedora da Só Festas. Em setembro de 2018, quando completava sete meses na loja, recebeu a notícia das antigas proprietárias que elas pretendiam fechar o estabelecimento comercial. Em 15 dias, a então funcionária decidiu se tornara mais nova proprietária da Só Festas.
Empreender não é uma tarefa fácil, mas Magui sempre desejou ter seu próprio negócio, e quando viu a oportunidade de empreender na cidade onde nasceu, aproveitou. Ela conta que os desafios foram grandes, mas se sente grata as antigas proprietárias por terem deixado fortes marcas registradas na trajetória da loja, como a qualidade dos produtos e o bom atendimento.
“Para mim, foi uma responsabilidade grande e também um privilégio assumir e seguir com a história da Só Festas”, afirma Magui.
Ela pontua que os desafios sempre existiram, existem e existirão. Manter alto o estoque, devido a variedades de produtos e a pandemia do novo coronavírus são exemplos de situações e cenários que exigem reinvenção. “Nesse momento importante para a história da loja, quero deixar principalmente o agradecimento aos clientes, às antigas proprietárias e a todos que estão envolvidos na Só Festas, que para mim é mais que um negócio, é um sonho que se tornou realidade”, destaca, dizendo que com esforço e amor
Durante o mês de aniversário, a festa na Só Festas será com os clientes. Uma das surpresas será o sorteio, cujos cupons podem ser recortados aqui no jornal e deixados na urna que ficará na loja.