Em uma reunião realizada na terça-feira (15) em Florianópolis, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) reforçou a solicitação por investimentos na construção de uma barragem em Botuverá. O encontro ocorreu no âmbito do Comitê das Águas, ligado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), e contou com a presença do secretário Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt.
Marlon Sassi, presidente da ACIBr, destacou a importância das obras para a contenção de enchentes na região, apontando que o custo elevado do projeto é justificado em comparação às perdas econômicas e humanas que poderia evitar. “Acompanhamos os trâmites que envolvem a barragem de Botuverá e outras ações para mitigar as enchentes. Mesmo que o custo da obra seja alto, quando comparamos com a ameaça à vida e aos valores necessários para recuperar as cidades de toda região, o investimento se torna muito pequeno. Ficamos felizes porque o secretário afirmou que o projeto está pronto para ser licitado, o que deve ocorrer nos próximos 60 dias”, destaca.
O evento também teve a participação de Elson Otto, presidente da Facisc, e Rita Cássia Conti, vice-presidente da Federação, que coordenou os trabalhos no comitê. Sassi mencionou que a iniciativa da barragem é uma causa defendida pela entidade há mais de duas décadas, sempre visando o desenvolvimento regional.
Conforme informado pela ACIBr, Botuverá deverá receber aproximadamente R$ 150 milhões em investimentos para a execução do projeto. O secretário estadual mencionou contrapartidas que devem ser atendidas, incluindo melhorias em escolas e postos de saúde, conforme solicitado pelo prefeito Victor José Wietcowsky.












