Clara Pioli da Rosa, da Escola Básica Municipal Prof. Carlos Maffezzolli, foi a primeira colocada da categoria desenhos, com 48,9 pontos | Foto: Divulgação

O Programa Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu, promovido pelo CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí), envolveu cerca de 350 alunos do 4º ano das escolas municipais de Guabiruba em dois concursos: Traços do Meu Vale, focado em desenhos de atrativos turísticos, e Poetizando Meu Vale, para poesias sobre a cultura do Vale Europeu Catarinense. As professoras das turmas participaram de uma capacitação na sede do CIMVI, em Timbó, em fevereiro deste ano, preparando-se para aplicar o programa com os alunos.

O concurso promove o conhecimento e a divulgação da cidade, valorizando sua inserção na região turística. Os alunos participaram de palestras nos dias 19 e 20 de junho, onde aprenderam sobre turismo, o Vale Europeu e seus principais pontos turísticos. Luciane, coordenadora do Programa, destacou: “Ao chegar em Guabiruba, eu comento sobre o Pelznickel e, nos demais municípios que compõem o CIMVI, preciso parar e explicar por um bom tempo para as crianças que ficam muito curiosas em saber o que é o Pelznickel”.

Em julho, os estudantes fizeram um tour guiado pelos atrativos locais, incluindo o Pelznickelplatz, a Mini Cidade, o Rancho das Casinhas e a Casa Scharf. A experiência proporcionou aos estudantes uma conexão mais profunda com os atrativos locais e serviu de inspiração para suas criações no concurso.

- Publicidade i -

A avaliação dos desenhos na etapa municipal ocorreu nos dias 16 e 17 de setembro de 2024, através dos jurados Angela Sikorski Santos, supervisora de extensão na Unifebe, a artista plástica guabirubense Vanessa Paz, e o editor do Guabiruba Zeitung, Diego Sestrem, que pontuaram os desenhos participantes utilizando critérios pré-definidos, entre eles, a originalidade dos atrativos turísticos, a técnica e os materiais utilizados para fazer o desenho, e a criatividade do autor.

A artista plástica guabirubense Vanessa Paz, e o editor do Guabiruba Zeitung, Diego Sestrem, avaliaram os desenhos participantes da etapa municipal | Foto: Divulgação

A premiação municipal ocorreu no dia 10 de outubro, quando seis alunos foram premiados em suas escolas. A Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais, Professora Raquel Regina Boos, agradeceu: “Foi incrível ver o quanto os alunos se dedicaram e se inspiraram com o tour e as palestras. Parabenizo os vencedores e agradeço aos professores pelo excelente trabalho na aplicação do programa.”

Além disso, as poesias de destaque no concurso serão expostas nas praças públicas da cidade em placas de metal, permitindo que a comunidade conheça o talento dos alunos e se inspire com suas criações literárias.

Agora, os vencedores municipais seguem para a etapa regional, que será realizada em novembro, na cidade de Timbó-SC, onde representarão Guabiruba e concorrerão com estudantes de outras cidades do Vale Europeu.

Classificação Poesias
45 pontos – André Marcos Ebele – Escola Reunida Ervin Schumacher
44 pontos – Eva Münch – Escola B. M. Pe. Germano Brandt 43 pontos – Arthur Lima Carcavilla – Escola Reunida M. Vadislau Schmitt

André Marcos Ebele, da Escola Reunida Ervin Schumacher, foi o primeiro colocado na categoria poesias | Foto Divulgação

Classificação Desenhos
48,9 Clara Pioli da Rosa – Escola Básica Municipal Prof. Carlos Maffezzolli
48,7 Tauani Dirschnabel dos Santos – Escola Municipal Professora Rosa Rudolf Nicoletti
48,4 Ana Beatriz Scalvin – Escola Padre Germano Brandt.

Os desenhos foram avaliados utilizando critérios pré-definidos, entre eles, a originalidade dos atrativos turísticos e a criatividade do autor. A professora da Unifebe, Angela Sikorski Santos, participou como jurada na etapa municipal | Foto: Divulgação

Vale Europeu
A região do Vale Europeu Catarinense é um dos principais destinos turísticos do estado, reconhecida pela preservação histórica e cultural. Os traços dos colonizadores podem ser vistos na gastronomia, nas festas típicas, nos jardins e na arquitetura. Além disso, as paisagens naturais impressionantes têm atraído turistas de diversas partes do mundo. O CIMVI, em parceria com os municípios, trabalha continuamente pela preservação sustentável da cultura, e o concurso de poesia fomenta o conhecimento sobre o potencial do Vale Europeu.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow