O Brasil está a mais de 70 dias em quarentena devido a pandemia da Covid-19 e, apesar de algumas atividades já terem voltado, como bares, reuniões religiosas e outros, o distanciamento social se tornou uma regra para todos. Para seguir com as atividades educacionais, muitos pais e mães estão se desdobrando para auxiliar os filhos nas aulas e atividades on-line, as chamadas Educação a Distância (EAD).
Antes mesmo do início da quarentena e de saber que ela duraria bem mais que o esperado, a Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA Brusque), já se preocupava com as medidas para evitar o regresso das 179 famílias cadastradas pela associação.
Os atendimentos virtuais são realizados através de cadastros por vídeo chamadas, “Essas triagens estão sendo realizadas para que posteriormente, a psicóloga da AMA realize a análise cadastral e que possamos eleger uma lista de pessoas autistas para serem atendidas presencialmente na clínica, após toda essa situação do coronavírus passar. O critério que está sendo utilizado é a vulnerabilidade social” afirma, Graziela Boaszczyk Dalcastagner, Pedagoga da AMA Brusque.
Grupos de Estimulação Online
Para evitar a regressão das habilidades já adquiridas pelas crianças e pessoas autistas, as famílias cadastradas na AMA estão participando de grupos de estimulação online, pelo WhatsApp.
Esses grupos foram criados a partir da análise cadastral realizada, em que foram agrupadas, respeitando as características dos seus filhos, sendo até seis mães ou responsáveis, que participam do grupo e recebem atividades de estimulação.
São enviadas atividades de Musicoterapia, que é projetada pela Voluntária e Estudante de Musicoterapia Alice Pires, e Atividades de Estimulação, que são elaboradas pelas Voluntárias Fabiana Tridapalli Dell’Agnolo, Andreina Jacauna Andrade, Luana Ferreira de Belém, Gilmara Schaeffer Gardini, Milena Maffezzolli dos Santos, Alice Pires de Souza, Patrícia Barreto Perfeito Ferreira em parceria com a Pedagoga da AMA, Graziela Boaszczyk Dalcastagner e com a psicóloga da Rafaella Furtado Garcia Graf.
Além dos Grupos de Estimulação, que é destinado a atividades para as pessoas autistas, a AMA Brusque também possui um grupo de Coach de pais e filhos, que é mediado pela voluntária Rosmari de Souza Pereira, que realiza diálogos e também orientações referente à dúvidas dos pais, para uma comunicação não agressiva.
Treinamento das voluntárias
Além das orientações realizadas semanalmente pela pedagoga e psicóloga com as voluntárias, em relação às atividades realizadas nos grupos de estimulação, a AMA também realiza a capacitação das mesmas para a elaboração das atividades. Já foram realizadas capacitações em: Desenvolvimento Neuropsicomotor; Marcos do Desenvolvimento; Currículo Funcional Natural e AVD’s.
Lives
Outro ponto importante são as Lives que estão sendo realizadas semanalmente, todas as terças-feiras à noite, no Instagram @amabrusque. Nas lives, são abordados temas diversos, desde alergias, seletividade alimentar, funções executivas, como também, depoimentos de jovens com TEA e famílias.
Palestras
Além das Lives semanais, a AMA Brusque está realizando palestras para as escolas e redes de ensino que desejarem obter mais conhecimento referente ao Autismo e também a dicas de estratégias para evitar a desorganização da pessoa com deficiência em tempos de pandemia.
Assim sendo, já foram realizadas palestras com a equipe de Professores e Auxiliares dos Anos Iniciais do SESI SENAI de Brusque, e com os Professores e Auxiliares da Rede Municipal de Brusque.
Nesta semana, houve a capacitação dos Professores e Auxiliares da Rede Municipal de Guabiruba. “A capacitação será direcionada, ao que é o autismo, e também dicas para evitar a regressão de habilidades em tempos de quarentena. Iremos realizar a palestra através da ferramenta Hangout, que é disponibilizada pela Google e a Secretaria da Educação de Guabiruba, irá disponibilizar o certificado para os professores que participarem da formação” destaca, Graziela.
Atendimento Remoto
Além de todos os movimentos, a AMA Brusque está atendendo remotamente, caso você tenha um filho, ou um conhecido autista, o contato com a AMA Brusque pode ser feito pelo número de WhatsApp (47) 9 9280-2881 ou pelo e-mail atendimentoamabrusque@gmail.com.