Movimento, dança, transformação, solidão e multidão. Em maio e junho, a Cia Mov In promove a circulação do Espetáculo [In] Fixo com apresentações, rodas de conversa, exposição fotográfica, oficinas de dança para cinco cidades catarinenses: Pomerode, Guabiruba, Navegantes, Itajaí e Brunópolis. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade, e as rodas de conversa contarão com tradução em LIBRAS.
“O espetáculo de dança [In] Fixo criado pela Cia Mov In de Blumenau a partir da integração de diferentes áreas das artes como dança, artes visuais e música, conta com a influência dos intérpretes-criadores, suas vivências e o diálogo entre as diferentes linguagens da dança dos bailarinos. O mesmo aborda o conceito VUCA – Volatilidade (Volatility); Incerteza (Uncertainty); Complexidade (Complexity); Ambiguidade (Ambiguity)”, explica a bailarina e diretora da companhia, Maria Agustina Videla Di Giácomo.
“A aproximação do público com a arte a partir de uma mediação cultural se faz essencial e, por tanto, um dos pilares da nossa pesquisa. Nesta oportunidade, faremos laboratórios com oficinas que abordam a relação entre corpo e imagem, usando ferramentas da dança contemporânea e artes visuais que fazem parte da nossa pesquisa”, complementa o bailarino e diretor artístico da Cia Mov In, Renan Batschauer.
A circulação irá possibilitar a apresentação em dois formatos do espetáculo: palco italiano e o mais intimista, no formato arena e semi arena, bem próximo ao público. Isso porque será apresentado em teatro e também em espaços culturais alternativos. “Também para sustentar a leitura da obra, será realizada a exposição R.E.L.A.Ç.Õ.E.S, da fotógrafa Sabrina Marthendal, criada em paralelo ao espetáculo e que contribui para a mediação deste projeto”, acrescenta a produtora cultural e executiva, Soila Freese, à frente da Soi Arte e Cultura.
O projeto “Circulação do Espetáculo [In] Fixo Cia Mov In” é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle 2023. O projeto ainda prevê a realização de forma gratuita da Oficina Relação corpo – imagem em movimento e a participação voluntária em ações do 12ª COLMEIA, evento que ocorre em agosto, em Blumenau. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/cia_movin
SINOPSE DO ESPETÁCULO
[In]Fixo: adjetivo que indica algo “que não é fixo”, “inseguro, instável”. Como funciona no nosso corpo a transformação constante? A mutabilidade da existência, o ditado “nada é fixo nem permanente”… Como transitamos sendo essência e mudança a cada hora? Temos uma realidade ou várias coexistindo? Do monocromático à cor. Da solidão à multidão. Da certeza à dúvida. Transitando na Volatilidade Transitando na Incerteza Transitando na Complexidade. Transitando na Ambiguidade, entre tantas possibilidades.
SINOPSE DA EXPOSIÇÃO
R.E.L.A.Ç.Õ.E.S traz imagens produzidas durante ensaios registrados no primeiro processo de montagem do [In]Fixo, da Cia MovIn, nas quais a fotógrafa Sabrina Marthendal explora possíveis conexões entre corpoXcâmera e imagemXpeleXtempo através de práticas em longa exposição.
SERVIÇO
Circulação do espetáculo [In] Fixo, da Cia Mov In, realização da Oficina Relação corpo – imagem em movimento e exposição R.E.L.A.Ç.Õ.E.S.
Dia 31 de maio, em Guabiruba
Inscrições gratuitas para Oficina Relação corpo – imagem em movimento, às 15h30: https://www.sympla.com.br/oficina-de-danca-com-a-cia-movin—guabiruba__2465169
Ingresso gratuito para o Espetáculo [In] Fixo Cia Mov In, às 19h30
https://www.sympla.com.br/circulacao-catarinense-do-espetaculo-de-danca-infixo-da-cia-movin—guabiruba__2465167
Na Fundação Cultural de Guabiruba (R. Brusque, 1000)
As oficinas são para jovens e adultos, sem necessariamente terem conhecimentos prévios em dança, corpo ou movimento.
Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade e contarão com roda de conversa após cada espetáculo com tradução em LIBRAS.