A Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG), promove o primeiro La Bella Polenta, um evento que busca unir música e gastronomia para celebrar a cultura imigrante na cidade. O evento será realizado no sábado, 12 de março, no salão da Igreja Imaculada Conceição, Lageado Alto.
O La Bella Polenta promove um momento de confraternização da comunidade italiana e simpatizantes da cultura. O início está marcado para às 17h30, com missa na igreja da comunidade, e em seguida será servido o jantar com o típico prato Polenta com Galinha.
Também terá no local Roda da Fortuna e música italiana, além do Museu Italiano, que fica em frente ao salão, que estará aberto durante todo o dia para visitação. “Não será um evento que substituirá a Festa Italiana, pois em 2023 pretendemos realizá-la novamente. Mas será um momento para começarmos a sentir o clima de uma boa festa italiana”, afirma o secretário da ACIG, Amilton Stedile.
Os cartões para o jantar devem ser adquiridos antecipadamente. Cada cartão tem o valor de 30 reais e pode ser comprado com Amilton pelo WhatsApp 47 9 99712699 ou com a Fundação Cultural pelo fone/WhatsApp. 47 3308-3114.
Parceria entre instituição e poder público
Para a superintendente da Fundação Cultural Jenifer Schlindwein, o evento é de extrema importância para fomentar também a cultura italiana bastante presente em Guabiruba. “A continuidade desta parceria entre gastronomia e turismo cultural é bastante interessante para despertar o interesse e estímulo em consumirmos e apoiarmos estabelecimentos e entidades da nossa cidade. Que todos possam vivenciar um bom momento de cultura italiana e gastronomia neste evento”.
O secretário de Turismo, Andrei Muller, reforça a parceria entre a Associação Cultural Italiana de Guabiruba e o poder público. “Infelizmente não poderemos contar com a festa italiana em seu formato principal neste ano, mas o poder público mantém a parceria e se preocupou em manter as festividades lançando mais uma edição do Sabor Guabiruba, agora com a temática italiana. É uma maneira de reforçar nosso calendário de eventos e manter viva a tradição italiana do município”, frisa.