Quase um ano após ter suspendido o edital para outorga de concessão do serviço público de abastecimento de água e esgoto sanitário de Guabiruba, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em sessão na tarde de quarta-feira, 12, determinou a revogação da suspensão. Com isso, continuam os trâmites legais para que a empresa Atlantis assuma o serviço e assim possa fazer os investimentos necessários para que os problemas sofridos atualmente sejam amenizados.
Acompanharam a sessão do TCE/SC o prefeito Matias Kohler, vice Valmir Zirke, vereador Waldemiro Dalbosco, Chefe de Gabinete Edimar Albino, secretária de Administração e Finanças Aline Zem e a procuradora do município, Brunelle Stedile de Assis. O prefeito assistiu a decisão dos conselheiros emocionado. “Primeiramente agradeço a Deus, a todos que confiaram no nosso trabalho. Ao Tribunal de Contas, que apesar do tempo que foi maior do que esperávamos, entendeu que tudo que nós construímos está dentro dos padrões legais e que em momento nenhum houve tentativa de contaminar o processo”, declarou Kohler logo após a sessão.
O prefeito pediu desculpas à população. Disse que ele e a equipe do governo são e se sentem responsáveis pela atual situação e que a partir de agora, realizados os trâmites legais, a Atlantis poderá assumir a concessão e iniciar os investimentos em toda a rede. “O cronograma junto à Atlantis será sério, pontual e deverá ser cumprido de forma imediata. Primeiramente na água e também no esgoto sanitário”.
A reportagem completa você acompanha na edição do Zeitung de sexta-feira, 14 de fevereiro.