Créd. Foto: Unifebe/Divulgação

A Fundação Educacional de Brusque (FEBE), mantenedora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e do Colégio UNIFEBE desenvolveu, ainda em 2020, um planejamento com as principais ações para 2021. As aulas do Colégio UNIFEBE e dos cursos de Graduação da UNIFEBE iniciarão no dia 1º de fevereiro, com quatro modalidades de ensino: presencial, take-home, híbrido e bimodal.

A presidente da FEBE e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enfatiza que a instituição está preparada para que as aulas sejam realizadas normalmente e, para isso, criou quatro modalidades de ensino. Na modalidade presencial, onde o processo de ensino e aprendizagem ocorre, em sua maioria, de forma presencial, na sala de aula, serão obedecidas todas as normas de segurança e saúde vigentes, com espaços de convívio, salas de aulas e de atendimento sinalizadas com distanciamento mínimo. Além da higienização constante dos espaços, disponibilização de álcool em gel e realização de intervalos de maneira intercalada entre as turmas para evitar o aglomero dos estudantes.

Já no take-home, metodologia criada pela instituição e implementada em 30 de março de 2020, no retorno das aulas após o lockdown em função da pandemia, os estudantes acompanharão as explicações dos professores no horário normal de aula por videochamada. Diferente do EaD, no formato take-home, o professor interage com os alunos no horário regular das aulas, com explicações e atividades não de forma gravada, mas em tempo real. O take-home tem como base aulas mediadas por tecnologia, num formato exclusivo, observando as características locais e atendendo a necessidade regional. O Moodle é a plataforma básica, onde são postados os materiais de apoio, e os professores utilizam diversos outros serviços e aplicativos para estarem conectados com os alunos, por meio de videochamadas no Hangouts Meet (Google Meet) ou pelas redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram.

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Na metodologia híbrida é possível alternar o ensino presencial e take-home na mesma disciplina, ao longo do semestre letivo. “Em algumas aulas, professor e aluno podem estar presenciais na UNIFEBE e, em outras aulas, o processo de ensino-aprendizagem acontece por meio das aulas mediadas por tecnologia, valorizando a interação entre pares e entre alunos e professores. A modalidade híbrida possibilita equalizar as medidas sanitárias e de educação, além de captar o que existe de bom em cada ambiente para potencializar a experiência educativa”, explica Rosemari.

A modalidade bimodal, por sua vez, passou a ser utilizada de modo experimental a partir de outubro de 2020, e se mostrou exitosa, permitindo que as aulas presenciais e virtuais sejam realizadas simultaneamente. “Nosso maior investimento em tecnologia para 2021 será em um sistema que permite a implantação da metodologia bimodal de ensino, com aulas presenciais e virtuais, simultaneamente”, salienta Rosemari.

Três salas utilizadas pelos estudantes do Colégio UNIFEBE já foram equipadas, em 2020, com câmeras em 4k. Ainda em janeiro, o equipamento está sendo instalado em mais salas de aula. Em cada sala, as câmeras são programadas para gravar exatamente a parte do quadro que está sendo utilizada pelo professor, e além das câmeras, o equipamento conta com microfones bluetooth com alta captação de áudio. De casa, o acadêmico acompanha tudo pelo Google Meet e ainda pode interagir com o professor e colegas de sala.  “Desse modo, é possível que os estudantes do grupo de risco participem das aulas virtualmente, com qualidade semelhante aos alunos que estarão de forma presencial na sala de aula. Nosso objetivo é preparar mais espaços com a tecnologia para serem utilizadas pelos estudantes da Graduação”, pontua Rosemari.

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