Autor Álisson Castro foi recebido na bilioteca pela superintendente da Fundação Cultural Paula Bohn e pelo presidente da Sociedade do Pelznickel Fabiano Siegel

No início de abril, a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel recebeu 38 exemplares dos livros “Personagens Natalinos do Vale do Itajaí” e “Regimes de Cidade – Turismo e Crescimento Urbano no Vale do Itajaí”.

Os livros fazem parte do projeto viabilizado pela Lei Aldir Blanc de Blumenau. Como mencionam Guabiruba, o autor Álisson Castro trouxe algumas unidades para o município. Na biblioteca, ele foi recebido pela superintendente da Fundação Cultural Paula Bohn e pelo presidente da Sociedade do Pelznickel Fabiano Siegel. Também entregou suas obras na Secretaria de Educação para que sejam endereçadas às escolas.

Álisson Castro é doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville; Pós-graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional e Licenciado em História pela Universidade do Vale do Itajaí.

- Publicidade i -

Atua desde 2011 como Historiador no Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Brusque. Sua dissertação de mestrado procurou compreender os usos e sentidos atribuídos ao Pelznickel por parte de seus praticantes no município de Guabiruba.

Já sua tese de doutorado abordou as motivações e projetos de transformação urbana em Brusque e como as disputas pelos projetos de cidade impactaram na vida das pessoas.

Personagens Natalinos do Vale do Itajaí

No livro Personagens Natalinos do Vale do Itajaí, é investigado um curioso ritual onde se destaca uma figura assustadora. Esse ritual tem sido realizado durante a celebração de Natal no Vale do Itajaí. Na primeira parte da obra, a enunciação deste personagem enquanto tradição é relacionada às tensões que marcam a institucionalização das políticas públicas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil e que promoveram o alargamento da noção de Patrimônio Cultural aos bens imateriais.

Na segunda parte, a origem dos personagens natalinos é situada de modo a compreendermos os percursos que promovem suas ressignificações que implicam na relação entre familiaridade e estranhamento no Vale do Itajaí. A pesquisa de caráter interdisciplinar requereu diálogo a partir da história com outras áreas do conhecimento, sobretudo com a antropologia e sociologia, contando como sólida pesquisa que consultou bibliografia específica, sites de internet e periódicos de diversos arquivos.

Regimes de Cidade – Turismo e Crescimento Urbano no Vale do Itajaí

Já a obra Regimes de Cidade – Turismo e Crescimento Urbano no Vale do Itajaí busca compreender o fenômeno da crescente urbanização na experiência de cidade dos habitantes de Brusque por meio de uma análise do modus operandi e projetos da gestão do prefeito Ciro Marcial Roza (1989-1992; 2001-2004; 2005-2008).

Foi realizada uma sólida pesquisa no acervo de jornais e fotografias do Arquivo Histórico do Vale do Itajaí-Mirim (Casa de Brusque), no Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Brusque (Sala de Brusque Virtual) e entrevistas com atores sociais que participaram ativamente como protagonistas no processo de transformação da cidade.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow