A guabirubense Beatriz Aparecida Quero Ferreira Schmitz, a Bea, (26) mora no bairro Imigrantes e trabalha com harmonização de ambientes, com clientes em toda a região. A primeira técnica escolhida foi o Feng Shui, mas depois vieram outras.
Para iniciar os estudos na área recebeu o incentivo do marido André. Então, ao mesmo tempo em que cursava a graduação em Jornalismo, a curiosidade e vontade de aprender aumentaram e ela decidiu investir na área como carreira.
Bea fez da sua casa o próprio laboratório e depois de algum tempo já se sentia segura para ajudar outras pessoas. Atualmente, busca especialização em Decoração e Paisagismo, para oferecer um serviço que promova harmonia energética e estética, pois acredita que ambas são fundamentais.
Ela conversou com o Zeitung e contou sobre as técnicas que utiliza e as mudanças que elas podem trazer para a vida de quem busca a harmonização de espaços, tanto comerciais quanto residenciais. Confira os principais trechos do bate-papo:
O que é o feng shui?
O feng shui é uma técnica de harmonização de ambientes que tem origem na China. É a mais difundida hoje no mundo, porém não é a única. Por isso, gosto de dizer que sou harmonizadora de ambientes, pois estudo e aplico outras técnicas também. O feng shui tem uma fundamentação muito boa que estuda o taoísmo e outras frentes que falam sobre as energias, sobre o movimento yin & yang e como nós precisamos equilibrar isso em nossa vida. Diferente do nosso quadro ocidental, no feng shui são trabalhados os elementos, madeira, metal, terra, água e o fogo. Não tem o ar como nós aqui no ocidente temos. Aqui são quatro elementos: ar, fogo, água e terra. E a partir desses elementos você vai fazendo o equilíbrio das energias. O feng shui nada mais é do que uma técnica que vai observar como está o fluxo das energias no espaço. Se tiver algum elemento que está obstruindo esse fluxo vai ser feito um movimento para que possa fluir.
Qual a importância de harmonizar os ambientes, tanto comerciais quanto residenciais?
Qualquer ambiente pode ser harmonizado, até mesmo uma área externa, um jardim, um parque municipal. Basicamente, você observa o fluxo energético para um melhor aproveitamento do espaço, para que possa estar em melhor sintonia, usufruindo e sentido bem-estar nesse espaço. Mais que isso, é dar uma boa finalidade. Quando feita uma avaliação é possível observar quais atividades serão realizadas ali, para que serve o espaço e o que não faz sentido é descartado, para dar espaço para o que realmente é necessário, seja numa empresa ou numa casa. Como hoje estamos vivendo a necessidade de home office, com certeza é muito benéfico ter a possibilidade de remodelar um espaço para realizar seu trabalho com foco e criatividade, onde a pessoa se sinta mais produtiva. É muito além do abstrato quando se fala de energias, é dar uma finalidade. É ter um espaço funcional e energeticamente fluindo melhor, em sintonia. Temos nove áreas que são analisadas nos ambientes que são: carreira, sabedoria e autoconhecimento, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e filhos, amigos e saúde e bem-estar. Essas nove áreas são setores da nossa vida que estão representados no nosso espaço.
Como é feita esta harmonização?
Depende muito de quanto o cliente está disposto a trabalhar, por que pode ser feita simplesmente uma desobstrução dos fluxos energéticos. Vemos o que tem na casa que está mal posicionado para liberar o fluxo energético, essa é a primeira etapa. Precisou mudar um móvel de lugar, precisou fazer um processo de eliminação de bagunça, aí eu oriento como realizar o trabalho. Talvez as pessoas queiram hoje somente isso, desobstruir, se libertar do que já não precisa mais e isso é muito importante, porque nós podemos trazer elementos novos para o espaço. Depois o processo de organização. Eu não faço, mas sempre oriento por que cada coisa precisa ter o seu devido lugar. Nós precisamos de ordem e não só no ambiente, mas mental. Posteriormente a análise, encaminho um formulário para que seja respondido tendo consciência do que ela gosta ou não. Assim terei um bom briefing e faremos uma reunião para compreender a pessoa e ver o que ela quer trabalhar em cada setor da vida, com recursos simbólicos para obter os objetivos. Também ensino o processo de limpeza energética, para liberar a energia de outras pessoas que estavam naquele espaço. Isso não quer dizer que seja boa nem má, são as energias dos outros.
As cores influenciam no dia a dia das pessoas?
Influenciam muito. Recomendo para as pessoas estudar a cromoterapia, porque ela pode ser um recurso benéfico para todos. Tanto nas roupas quanto na alimentação. Qual é a cor no seu prato diariamente? Isso pode ser muito novo pra nós, mas a medicina tradicional chinesa sempre teve essa atenção, esse cuidado de ver as cores dos alimentos. E nos ambientes você pode usar desde a fachada, a pintura interna, a mobília, a decoração, o logo da empresa… a cor influencia em tudo. Você pode fazer uso das cores para atingir os fins que deseja, o que sintonizar. É um recurso fundamental e cada cor está associada com uma finalidade. O equilíbrio é sempre importante, mesclar as cores é importante. E lembrar que estamos em constante mudança. Hoje talvez precise mais de um laranja e no próximo ano de verde, depois do azul. Em cada momento precisamos de algo diferente. Não dá para pensar que a casa é estática, porque nós também não somos.
Com a pandemia de Covid-19, na sua opinião, as pessoas começaram a prestar mais atenção em seus lares?
Eu acredito que sim. No começo foi muito “ahh logo vai passar” e as pessoas saíram comprando aleatoriamente sem parar para pensar o que realmente queriam, o que precisavam, o que fazia sentido. Houve um desejo maior de se sintonizarem, de poderem se sentir bem, acolhidas. Percebi conversando com várias pessoas que estão hoje realizando consultoria, que elas começaram a prestar mais atenção nas suas casas e empresas, na necessidade de acolher a todos.
O feng shui pode ser considerado uma ferramenta de autoconhecimento?
Pra mim é com certeza uma ferramenta de autoconhecimento. Eu realmente transformei meu lar em laboratório quando comecei a estudar e me aprofundar nessa técnica. Eu tinha essa necessidade, eu queria experimentar. À medida que fui usando essa ferramenta eu via a mudança acontecendo em mim, porque não é só uma mudança estética, é uma sintonia da estética com a energética. É impossível ter um espaço harmônico energeticamente que não seja belo. Infelizmente hoje ainda se procura muito a estética. Se a minha casa é um reflexo de mim, à medida que vou vivendo esse processo eu vou desencadeando mudanças em mim. Desde 2017 estou vivendo isso.
Quais dicas você pode dar para que as pessoas se sintam melhor em casa?
Dá para trazer muita coisa boa para o seu espaço, casa ou empresa. Em qualquer ambiente é possível ter esse bem-estar, essa conexão e vale para todos. Só de antemão, precisam fazer sentido. Não quis trazer o feng shui tradicional com elementos padrão, com recursos tabelados, como uma cor vermelha e fonte de água. Às vezes, a pessoa detesta a cor, não gosta de barulho da água, e aí é isso? sem outro recurso? Como tudo é simbologia, porque não adaptar isso para o fim que ela deseja? É muito vasto, é o que acredito. É como eu trabalho, a harmonização na sua forma mais ampla para cada pessoa. Dá pra trabalhar com tudo. A saúde, por exemplo, principalmente nessa fase em que estamos, nada melhor que recursos naturais. Quer uma casa mais saudável, cuide da luminosidade. As plantas tiveram muita procura e cada uma tem uma simbologia, uma assinatura energética. É como tomar um chá, você escolhe de acordo com a sua necessidade naquele momento. Uma dica pra casa é: tenha toda parte elétrica e hidráulica em perfeito funcionamento. Se a casa tem problemas, pode ser um reflexo da saúde. E a bagunça. Às vezes tem um espaço tão carregado que não tem clareza para saber o que realmente quer. Quanto aos recursos, é um conjunto de elementos muito específico para cada pessoa e harmonização, não é tudo que serve para todas as pessoas, nem para toda circunstância e ambiente.
No mundo contemporâneo, o olhar para a sustentabilidade e meio ambiente ganha cada vez mais força. Você acredita que isto se reflete nos lares com a maior utilização de plantas como decoração?
Eu acredito que ter um olhar mais atencioso com o espaço, o planeta, a sustentabilidade, é fundamental para que todo ser vivo viva bem, seja pessoa, planta ou animal. Para que tenhamos água e ar de qualidade. Vida com qualidade. As plantas contribuem para trazer maior conexão com a natureza, para que tenhamos a vida que vibra dentro de casa. Algumas pessoas estão dispostas a substituir fontes de recursos como placas solares, captação de água, tendo composteira e horta orgânica. Ter essa consciência maior com o meio, de estar comprando um produto com maior durabilidade que vai ajudar a não jogar tanto material de volta na natureza. Ter a consciência de como utilizamos o recurso que está ao nosso dispor torna você um agente transformador da realidade.