Bombeiros militares e uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) combateram um incêndio no Parque Nacional Serra do Itajaí, em Botuverá, nesta segunda-feira, 11. Atuaram no trabalho oito combatentes e o incêndio já consumiu cerca de 7 hectares de vegetação.
A baixa umidade e tempo seco, aliado aos ventos, tem favorecido a propagação, que atinge os topos dos morros que circundam Botuverá. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, Jacson de Souza, as condições de acesso e combate são muito difíceis e distantes, pois se trata de mata fechada, com grande quantidade de vegetação seca e densa depositadas sobre o solo e que queimam por baixo, dificultando o combate direto. “As causas são desconhecidas, porém, sabe-se que cerca de 99% dos incêndios florestais tem interferência humana, seja através da falta de cuidados ao realizar acampamentos ou mesmo eventuais caçadores na área do Parque”, afirma;
Uma equipe do Batalhão Aéreo, com a aeronave Arcanjo-04 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com dois bombeiros militares de Brusque, realizou alguns voos hoje à tarde a fim de verificar com mais precisão a extensão do incêndio e seus danos.
Os trabalhos de combate serão retomados amanhã. A Polícia Militar Ambiental também foi acionada para apurar os eventuais agentes causadores.