Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, o 1º Café com os Eleitos, promovido pelo Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) e o Conselho das Entidades, no Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Cerca de 50 pessoas prestigiaram o evento que reuniu vereadores e os prefeitos e vice-prefeitos eleitos de Brusque, Guabiruba e Botuverá, representantes das entidades e imprensa.
Na ocasião, os membros do OSB Brusque apresentaram as atividades realizadas pela organização, que é apartidária e sem fins lucrativos, e sua atuação na promoção da cidadania, educação fiscal e incentivo à transparência e eficiência na gestão pública. O presidente do OSB Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, explicou que nos anos anteriores os eleitos eram procurados, um a um, para promover essa aproximação.
Neste formato, além de apresentar o trabalho da entidade, também se fortalece o contato com a sociedade civil organizada através do conselho das entidades.

“Talvez todos os políticos já ouviram falar sobre o Observatório Social, mas não sabem exatamente qual o trabalho e qual o potencial que o OSB tem para contribuir com a gestão pública, bem como o conselho das entidades. Nosso trabalho é propositivo, buscando sempre desenvolver atividades para melhorar a gestão pública, apresentando sugestões e chamando atenção para questões que podem ser melhoradas”, explica.
Segundo ele, no modelo de trabalho realizado pelo OSB, quando é observado algum indício de irregularidade, o primeiro a ser contactado sempre será o gestor público. “Para que ele consiga resolver o problema antes que tenha alguma consequência para a comunidade. Nosso foco é a boa aplicação do dinheiro público. Somos cerca de 150 observatórios em todo Brasil e alguns reclamam da relação que tem com o executivo municipal, aqui não temos esse problema”, comenta.
A reitora da Unifebe, Rosemari Glatz definiu o evento como um momento que marca um novo tempo. “É um momento onde vamos conversar mais. A educação passa pelo conversar, sentar-se à mesa, trocar ideias, ajudar simultaneamente e também orientação. O conselho das entidades congrega mais de 10 entidades que representam Brusque e a região. O gestor público não precisa caminhar sozinho, ele pode se aconselhar. E quando ele o faz, com certeza a receita vai dar certo. Uma das nossas características enquanto povo sempre foi a força do associativismo, e por alguma razão, nos últimos anos isso se perdeu. Hoje é uma reconstrução da história fazendo um caminhar coletivo que com certeza dá mais certo do que caminhar sozinho”, enfatiza.

Conselho
Além do OSB Brusque e da Unifebe, também integram o conselho das entidades: Acibr (Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá), CDL Brusque (Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário), Sindivest (Sindicato Patronal do Vestuário de Brusque e Região), Ampe (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região), Sifitec (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria), Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque), CEAB (Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque), ABM (Associação Brusquense de Medicina) , CESCB (Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque) e OAB subseção Brusque (Ordem dos Advogados do Brasil), Simmeb (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque) e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina).