A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guabiruba, desta terça-feira (21), teve duração de cerca de 38 minutos e a participação de nove parlamentares guabirubenses.

Na ordem do dia  foram aprovados em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária nº 28/2021 do Executivo, que “ratifica a 1ª alteração do Contrato de Consórcio Público do CISAMVI e dá outras providências”. De acordo com o presidente, Cristiano Kormann (Progressistas), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), facilita para os municípios a compra de medicamentos em conjunto, o que diminui o valor de insumos para as secretarias de saúde dos 16 municípios que integram o consórcio.

Também foram aprovados em 2ª discussão e votação dois projetos. O primeiro, Projeto de Lei Ordinária nº 24/2021, que “dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2022-2025 e dá outras providências”.

- Publicidade i -

Segundo o vereador Waldomiro Dalbosco, o município tem previsão de receita de R$ 463 milhões para o quadriênio, que devem custear o dia a dia da administração municipal e os investimentos pretendidos em obras, que estão no planejamento, como: uma nova sede administrativa, um centro de eventos, a continuidade da avenida Independência, Beira Rio no bairro Aymoré, e, também, a partir da Câmara até o supermercado Archer. “Claro que vai depender de alcançar ou ultrapassar essa receita e da busca de emendas parlamentares e operações de crédito”, frisou.

O outro projeto aprovado foi o nº 25/2021, que “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária para o exercício 2022 e dá outras providências”.

Declinaram do uso livre da palavra, seis dos nove parlamentares presentes na câmara guabirubense. 

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB), usou do seu tempo na tribuna para justificar indicações verbais, como a reposição de iluminação pública num trecho da rua Imigrantes, que teve alguns postes danificados por acidentes. Pediu também para que a secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura do município avalie a possibilidade de substituir os canteiros centrais por divisórias de pistas, chamadas barreiras New Jersey, como as utilizadas nas rodovias federais e estaduais, pois a manutenção com roçagem ou plantação de flores, expõe os trabalhadores aos perigos do trânsito na execução do trabalho.

O parlamentar Wagner Fischer Westarb (MDB), também usou da tribuna para falar das indicações, entre elas, as solicitações dos moradores da rua Pedro Kohler e da rua Guabirupé, que está com bastante fluxo de veículos devido às obras na rua Guabiruba Sul. 

Praça Luiz Henrique da SIlveira 

O vereador Ricardo José Schlindwein (Progressistas), comentou sobre uma indicação em conjunto com o vereador Wagner Fischer Westarb, que foi solicitada pelos moradores do bairro Guabiruba Sul, para manutenção da Praça Luiz Henrique da Silveira. “Tanto na parte dos equipamentos de ginástica, como principalmente do parquinho usado pelas crianças, a situação está bem preocupante”, relatou.

O assunto também foi comentado pelo parlamentar Wagner, que justificou a situação degradada pelo uso e a ação do tempo. Ainda reforçou sua solicitação para manutenção da iluminação, tendo em vista que a praça é bastante usada durante o período noturno.

Em aparte solicitado pelo presidente da mesa, foi relatado que o prefeito Valmir Zirke enviou mensagem por aplicativo durante a sessão, e informou que esteve na praça avaliando melhorias como a aquisição de equipamentos e também a recuperação emergencial da praça.

  • A próxima sessão da Câmara será realizada na terça-feira, 28 de setembro. 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow