Todos os anos a Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba – CDL apoia as campanhas contra o câncer de mama e colo de útero, por meio do Outubro Rosa e de próstata, com o Novembro Azul. Além do posicionamento da própria entidade em suas plataformas de comunicação, a CDL Guabiruba também incentiva os comerciantes locais a promoverem ações em seus estabelecimentos.
Para a entidade, campanhas de conscientização globais precisam ser trabalhadas localmente para impactar as pessoas. “Câncer é uma doença séria. Em homens e mulheres o mais importante sempre são os cuidados com a prevenção. Para isso, é necessário abrir o debate e contribuir com informações relevantes. Nosso intuito, ao incentivar os empreendedores locais a falar sobre o assunto, ao mesmo tempo que trabalham suas estratégias de marketing, é justamente chamar atenção do consumidor para os temas”, explica o presidente da CDL Guabiruba, Giovani Ricardo Piaz.
De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre os homens que utilizam os serviços públicos, mais da metade nunca foi ao urologista. Desta forma, a campanha Novembro Azul é utilizada pelos médicos para conscientizar o público da importância de cuidar da saúde como um todo.
Sobre o câncer de próstata, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 65 mil novos casos devem ser diagnosticados este ano. “Este tipo de câncer é o mais comum entre os homens brasileiros. Infelizmente, ainda há muito preconceito quando se fala da doença e da necessidade de prevenção. Por isso, o engajamento de todos é tão importante. Não só durante o mês de novembro, mas sempre que possível”, alerta Piaz.
A estimativa para o número de casos de câncer de mama nas mulheres brasileiras é semelhante a de câncer de próstata nos homens, mais de 66 mil novos casos, somente em 2020. Adotar um estilo de vida mais saudável contribui para a prevenção de todo tipo de câncer.
“Esperamos neste mês, que nossos comerciantes “comprem” a ideia do Novembro Azul, assim como fizeram com o Outubro Rosa. Em meio a pandemia de Covid-19 não podemos negligenciar outras doenças, que continuam matando milhares de pessoas. Saúde pública deve ser uma preocupação de todos e a CDL Guabiruba é parceira da comunidade também nestas causas”, finaliza o presidente.