A Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba – CDL participou do V Fórum Nacional do Comércio (FNC), representada pelo presidente da entidade, Giovani Ricardo Piaz. O evento, considerado o maior encontro do varejo no Brasil, iniciou na terça-feira (28) e continuou nesta quarta-feira (29). O tema desta edição foi ‘Transformações: política e comércio no pós-pandemia”.
Em função dos protocolos de saúde e segurança sanitária, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) reuniu, no Ballroom do Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF), um público restrito, entre empresários, especialistas do varejo, lideranças do Comércio e Serviços, autoridades governamentais e formadores de opinião. O objetivo do encontro foi debater os desafios e expectativas para o setor no pós-pandemia.
Durante a programação do fórum, especialistas do mercado e políticos discutiram as perspectivas e apontaram os caminhos para o desenvolvimento e fortalecimento do setor brasileiro de Comércio e Serviços, considerando o avanço da vacinação, as pautas em tramitação no Congresso e as que ainda serão apresentadas pelo poder Executivo.
O V Fórum Nacional do Comércio contou com palestras inéditas e a presença de mais de 30 especialistas e autoridades. Entre os convidados, os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira; da Economia, Paulo Guedes; o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e de Minas Gerais, Romeu Zema; O evento teve ainda a participação da CEO do Radar Governamental, Juliana Celuppi; da presidente da Abrig, Carolina Venuto; do especialista em Varejo Marcos Gouvêa; e do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, entre outros.
Os temas discutidos foram: “Transformações – Desafios do Varejo Pós-Pandemia” ; “As reformas e os impactos na economia”; “Logística e Infraestrutura para o futuro”; “O papel das Relações Institucionais e Governamentais na formulação de políticas públicas”; “Brasil em Pleno Crescimento”; “Retomada econômica e o ambiente de negócios no Brasil”; “Novos meios de pagamento e seu impacto para o comércio”; “Transformações – Comércio no Pós-Pandemia”.
“Mesmo com todas as limitações, a CDL Guabiruba sempre procura se fazer presente nos nos encontros do setor, sejam regionais, estaduais e nacionais. Vivemos um período muito delicado na economia e precisamos nos munir de informações, para auxiliar os empreendedores locais”, ressalta Piaz.
De acordo com ele, em sua participação no evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que em 2022 o Brasil terá R$ 540 bilhões para investir e que o país vai crescer. “O ministro também se comprometeu em realizar ações voltadas às pequenas e médias empresas do país”, conta.