De jaleco e em posição de juramento, os primeiros acadêmicos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) declararam construir sua carreira na área da saúde pautada no compromisso com a ética e valorização do ser humano.
O ato simbólico marcou o início da primeira turma do curso de Fisioterapia da instituição, que foi recepcionada por autoridades, professores e familiares, em evento realizado na noite desta segunda-feira (31), no auditório do Bloco F.
“Hoje é um momento para ficar na história de vocês e na da Unifebe. A partir de agora vocês assumem um compromisso em transformar, por meio da Fisioterapia, a qualidade de vida de muitas pessoas. Que esta seja uma caminhada de sucesso, dedicação ao próximo e amor pela profissão”, enalteceu a coordenadora do curso, professora Leilane Marcos.
Além de receber as boas-vindas dos professores do curso, os estudantes participaram da Aula Magna com o professor e fisioterapeuta chefe do IronMan Triathlon, no Brasil, Fabio Sprada, que ministrou a palestra “Fisioterapia Esportiva e a minha trajetória”. Com uma fala inspiradora sobre a escolha da profissão e a importância dela para mudar a vida das pessoas, Fabio deu a primeira aula do curso aos calouros de Fisioterapia da Unifebe.
O Secretário de Saúde do município de Brusque, doutor Osvaldo Quirino de Souza, o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito 10, Sandroval Torres, o coordenador do serviço de Fisioterapia do Hospital Azambuja e professor da Unifebe, Marcelo Rocha Soares da Silva, os representantes da clínica FibraFiso, Leonardo Hang e Daiane Paza, e a acadêmica Geovana Biscaia, representante do Diretório Central dos Estudantes – DCE UNIFEBE, também prestigiaram a solenidade.
O Curso
Após três anos da primeira turma de Medicina, o curso de Fisioterapia da Unifebe chega na instituição para somar com os demais cursos da área da saúde, como Educação Física e Psicologia.
“É um curso novo na instituição, mas que foi pensado e estruturado com muito carinho. Criado para atender o anseio e a necessidade do mercado de trabalho da nossa região, em um momento que entendemos o quanto a saúde é essencial para crescermos economicamente. É pautado na nossa missão de universidade comunitária, que o curso de Fisioterapia da Unifebe vem para atender e melhorar ainda mais os serviços em saúde disponíveis à nossa comunidade”, enfatizou a reitora, professora Rosemari Glatz.
Estruturado em cinco anos, o curso propõe formar profissionais conscientes de seu papel na sociedade, aptos a desenvolver atividades de promoção, prevenção, proteção e reabilitação em todos os níveis de atenção à saúde, exercendo atividades de liderança, tomando decisões de forma crítica, pautadas nos preceitos éticos, bioéticos e no rigor científico.
Com o que há de mais moderno e tecnológico, os estudantes de Fisioterapia usufruirão dos laboratórios do Bloco da Saúde, espaços específicos para o desenvolvimento prático do futuro profissional.